Pesquisar este blog

11/07/2013

Inferno expressão do amor de Deus!!

1- No inferno as pessoas serão atormentadas pelo diabo e seus demônios, serão queimadas com fogo e enxofre?

  • Obviamente nenhum Teólogo de renome defende este absurdo.
  • O inferno não é uma câmara de tortura!!!
  • O inferno é descrito na bíblia como lugar de "trevas", "fogo", e onde há fogo há luz!! Trata-se de linguagem figurada
  • O inferno é basicamente uma prisão onde as pessoas estarão:longe de Deus, com a consciência pesada, com remorso, sentimento de perda, etc. com a companhia de pessoas más como assassino, bandidos, mentirosos, etc. oU seja tormento de dia e de noite
  • Os próprios demônios serão atormentados Mateus 8:29  E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?


Lucas 13:28  Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.
Daniel 12:2  Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.

Apocalipse 20:10  O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
Ap 14:10  também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.
11  A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.
2 Tessalonicenses 1:9: “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder”

Lc 16:22  Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.

23  No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

24  Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

25  Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.

26  E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.

27  Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,
28  porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.
29  Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.
30  Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.

2-No inferno existem graus de sofrimento?


Mateus 11:20  Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido:

21  Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.

22  E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras.

23  Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.

24  Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo.


Lucas 12:47  Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.
Lucas 12:48  Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.

Haverá diferentes graus de isolamento, vazio e separação no inferno. Além do fato de estarem convencida da sua vida de pecado, que varia de pessoa para pessoa!!!
 João 16:8  Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo

3- Não é injusto uma pessoa que por exemplo, viveu uma vida de 20 anos no pecado viver eternamente no inferno?

  • A gradação de punição não é proporcional ao tempo para se cometer um crime
  • A gradação da punição é proporcional ao ato.
  • As pessoas serão punidas não apenas por causa de seus diferentes pecados, mas pelo fato de rejeitarem o sacrifício feito por Deus na cruz.
Jo 318  Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19  O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

4-Por que Deus simplesmente não tira as pessoas da existência?
  • Existe uma diferença entre valor intrínseco e valor instrumental (extrínseco). O primeiro tem valor em si mesmo e o segundo tem valor como um meio para um fim
  • Tirar as pessoas da existencia é tratá-las como meio para um fim (destruição do pecado, desobediência,etc., enfim do mal)  daí vem a frase "os fins justificam os meios" é o chamado utilitarismo. um Deus assim seria Maquiavélico
  • O inferno reconhece que as pessoas têm valor intrínseco, assim Deus prefere que o mal fique confinado a um local (inferno) do que extinguir da existencia criaturas feitas à sua imagem
  • Assim o inferno é sinal do reconhecimento do livre arbítrio das pessoas, do valor intrínseco delas e ao mesmo tempo expressão da justiça de Deus, já que o próprio Deus deu a vida por elas.

Atos 20:28  Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

2 Pedro 1:1  Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo,


1 João 5:20  Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna


Aniquilacionismo -  doutrina contrária ao amor de Deus

"A aniquilação rebaixa tanto o amor de Deus quanto a natureza dos seres humanos como criaturas morais. Seria como se Deus lhes dissesse:
 “Permitirei que sejam livres apenas se fizerem o que eu mandar. Se não fizerem, então eliminarei sua liberdade e existência!”. 

Isso seria como se um pai dissesse ao filho que esperava que ele fosse médico, mas, quando o filho decidisse ser um guarda florestal, o pai o matasse. 


O sofrimento eterno é o testemunho eterno da liberdade e dignidade dos seres humanos, mesmo dos que não se arrependem.


Seria contrário à natureza dos homens aniquilá- los, já que foram feitos à imagem e semelhança de Deus, que é eterno (Gn 1.27). 


Os animais geralmente são mortos para que aliviemos sua dor. Mas (a despeito do movimento da eutanásia) não podemos fazer o mesmo com os seres humanos exatamente porque não são meros animais. São seres criados à imagem de Deus e, por isso, devem ser tratados com o maior respeito pela dignidade de portadores da imagem de Deus.


 Não permitir que continuem a existir segundo destino que escolheram livremente, por mais doloroso que seja, é eliminar a imagem de Deus neles. Já que o livre-arbítrio é moralmente bom, fazendo parte da imagem de Deus, então seria um mal moral retirá-lo. Mas é isso o que a aniquilação faz: destrói a liberdade humana para sempre.

Além disso, eliminar uma criatura feita à imagem imortal de Deus é renunciar ao que Deus lhe deu — a imortalidade. Equivale, no caso de Deus, a atacar a própria imagem ao destruir seus portadores. Mas Deus não age contra si mesmo." ( Enciclopédia de Apologética- Norman Geisler. Editora Vida)


Sugestão de leitura:
 "Em defesa da fé" Editora vida.
"Teologia sistemática- Norman Geisler- cpad
 Enciclopédia de Apologética- Norman Geisler. Editora Vida






2 comentários:

  1. Deus fala que o pecado nao vai existe mas

    o fogo vai consumir e nao vao existe mas

    serra que é tao difícil entender isso

    ResponderExcluir
  2. o pecado vai ser queimado?
    1-O pecado é uma transgressão da lei, uma atitude que quebrou a lei!!
    2-não é um ente, um ser.

    ResponderExcluir