Pesquisar este blog

18/03/2013

Abraão guardava o sábado?

"Gn 26:5 O verso diz sim que a obediência de Abraão envolvia a observância dos 10 mandamentos, porque a palavra hebraica para preceitos (mitsvah) é a mesma utilizada para os 10 mandamentos em Deuteronômio" 5:10, 29 e 31 e 6:1..."
"A lei foi dada 430 anos depois só que na forma escrita. Se não houvesse uma lei moral antes do Sinai, o diabo não poderia ser considerado mentiroso e homicida...etc...  
(Na Mira da Verdade - p. 57; 2ª edição revisada)

Os adventistas citam Gn 2:2,3 e Gn 26:5  para dizer que Adão, e os Patriarcas de Abel a Jacó, guardavam o Sábado. 

Resposta:
1-Antes do período de  Ex 16:22-30 nenhum povo tinha a Lei do Sábado como código, estatuto, dado por Deus. Os próprios Judeus confirmam isso!!

" na verdade, a tradição assume que a lei do sábado havia sido proclamada em Mara, antes da revelação do Sinai"(Ex Rashi em xv;.. Maimonides, "Moré" iii 32;.. Sanh 56b).

2- Assim não se tem registro histórico sobre nenhum povo antes de Moisés guardando o sábado.

3-A Lei de moisés (que incluía o sábado) foi dada 430 anos depois de Abraão ( Gl 3:17 ). O Sábado passou a ser um sinal entre Deus e Israel pala saída do Egito (Dt 5:15; Ex 31:16-17), pois lá foram escravos. O Sábado foi o dia escolhido pois Deus “cessou sua obra” neste dia (Ex 20:11).

4-Em  Gn 26:5 o texto refere-se a ordem de Abraão sair de sua terra ( Gn 12:1), circuncidar os machos (Gn 17:9-11)  e  outros (Gn 21:12; Gn 22:2; etc.)

5- Ninguém diz que não havia lei moral antes do Sinai!!!  Isso é fazer caricatura do argumento (Falácia do Espantalho= distorcer um argumento e depois refutá-lo). É lógico que a Lei Moral (cujo número é muitíssimo maior que 10 mandamentos e exclui o sábado)já vigorava Rm 2:14-15 exemplos:  Gn 6 (toda sorte de pecados) ;  assassinato Gn 4:1-11; poligamia Gn 2:24;4:19; arrogância Gn 11; adultério Gn 12:18-19; homossexualidade Gn 19:5-7 etc.

6- O termo hebraico supra citado, em questão, por si, não prova que se refere aos 10 mandamentos pois aparece se referindo a :
a-preceitos humanos e não divinos

Isaías 29:13  O Senhor <0136> disse <0559> (8799): Visto <03282> que este povo <05971> se aproxima <05066> (8738) de mim e com a sua boca <06310> e com os seus lábios <08193> me honra <03513> (8765), mas o seu coração <03820> está longe <07368> (8765) de mim, e o seu temor <03374> para comigo consiste <03925> (8794) só em mandamentos <04687> de homens <0582>, que maquinalmente aprendeu,
 o léxico de Strong diz:

04687 hwum mitsvah
procedente de 06680; DITAT-1887b; n f
1) mandamento
1a) preceito (de homem)
n1b) o mandamento (de Deus)
1c) mandamento (do código de sabedoria)
b-muitíssimos preceitos além dos 10 mandamentos (o texto se refere a todos os mandamentos de levítico! será que Abraaõ guardava todos os mandamentos de Levítico? já que a palavra hebraica é a mesma?
Levítico 27:34  São estes os mandamentos <04687> que o SENHOR <03068> ordenou <06680> (8765) a Moisés <04872>, para os filhos <01121> de Israel <03478>, no monte <02022> Sinai <05514>
c-No próprio livro de Deuteronômio o termo aparece inúmeras vezes e se referindo a TODO tipo de mandamento e não somente aos 10!!
Conclusão: não se pode argumentar que Abraão guardava o sábado por causa do termo hebraico para mandamentos (ou preceitos)


7-Irineu  escrevendo no ano 180 d.C no livro "Contra Heresias" livro IV, 16.2"...elas foram dadas ao  povo como sinal, se encontra em Abraão, o qual, sem circuncisão e sem observância do sábado, acreditou em Deus e lhe foi imputado a justiça e foi chamado amigo de Deus"

8- o sábado é preceito cerimonial, NÃO É PRECEITO MORAL!!


---Cl 2:16  o Sábado era sombra, preceito cerimonial, tipo de Cristo
16 ¶ Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém a realidade é  Cristo.

                A expressão “dias de festas, lua nova e sábados” aparece no Antigo Testamento em clara distinção entre os três termos (I Cr 23:31; II Cr 2:4; Nm 28:9-17). Portanto os Sábados cerimoniais, ou seja, os Sábados das festas de Israel já estão incluídos na expressão “dias de festas”. Dizer que a expressão “Sábados” se refere aos Sábados Cerimoniais é cometer um engano. A palavra Sábado aparece na forma plural ou singular 60 vezes. Em 59 casos, os Adventistas reconhecem como por se tratar do Sábado semanal, negam apenas Cl 2:16.

---O sábado era cerimonial: Jesus afirmou que as leis cerimoniais de sacrifício eram superiores a lei do sábado!! 
Mt 12: 5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:
---Hb 4 ensina que o sábado representa a obra de Cristo, os que crêem entram no descanso, mas os guardadores do sábado, os judeus, não entraram, pois não creram no evangelho, e assim resta a eles um descanso!Assim o texto diz que o descanso do sétimo dia era tipológico da obra de Cristo  e assim cerimonial:

1 ¶ Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.

2  Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.

3  Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.

4  Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.

5  E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.

6  Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,

7  de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.

8  Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.

9  Portanto, resta um repouso {repouso; ou repouso sabático} para o povo de Deus.

10  Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.

11 ¶ Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.


----Jesus afirmou que o Sábado era inferior ao mandamento da circuncisão Jo 7:21-24, se hoje a circuncisão não tem valor algum, tão menos o Sábado terá.
 21  Replicou-lhes Jesus: Um só feito realizei, e todos vos admirais.
22  Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele, mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem.
23  E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem?
24  Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça


Para saber mais click:  http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2012/11/a-igreja-de-deus-na-terra-igreja.html

10 comentários:

  1. Explicação melhor impossível! Se querem guardar o sábado tudo bem, mas dizer que Abraão tb o fez é de rir...

    ResponderExcluir
  2. Eis aqui uma verdadeira violência contra o Texto Bíblico! O autor usa argumentação tendenciosa , citando Strong para dar um ar acadêmico teológico ao seu arrasoado, mas tudo não passa de mais uma tentativa carnal e diabólica de invalidar a Lei eterna de Deus que é uma transcrição de Seu caráter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A explanação sobre a temática em voga, foi além de proveitosa, muito elucidativa e desprovida de preconceitos.
      A leitura que você faz do conteúdo supra postado, é equivocada, parcial, e arbitrária. Uma vez que faz uso de critérios inadequados e uso de sofismas para fazer assertivas do tipo "tentativa carnal e diabólica de invalidar a lei". Seja mais imparcial e coerente nos seu postulados e comentários.

      Excluir
  3. O apologista adventista fez uma falsa alegação, e eu provei que o termo era usado para se referir a todo tipo de mandamento!!

    você não entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus ABENÇOOU e SANTIFICOU o Sábado na semana da criação antes de Abraão, Moisés ou os judeus existirem. Antes mesmo de haver entrado o pecado no mundo. Gênises 2:2e3. Não existe argumento teológico que possa negar essa verdade. O Diabo odeia e persegue o que Deus criou e santificou. Tanto o sábado como o casamento foram abençoados e santificados por Deus na semana da criação, tem as digitais do nosso criador. É por isso que o Diabo odeia e persegue o santo sábado de Deus e o casamento.

      Excluir
    2. Anônimo!! o SÁBADO FOI ABENÇOADO E SANTIFICADO pois TIPICAVA a obra de Cristo.
      tudo que tipicava a obra de Cristo deveria ser SANTA
      Êxodo 40:9 E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo.
      Levítico 8:12 Depois, derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o, para consagrá-lo.
      Levítico 8:30 Tomou Moisés também do óleo da unção e do sangue que estava sobre o altar e o aspergiu sobre Arão e as suas vestes, bem como sobre os filhos de Arão e as suas vestes; e consagrou a Arão, e as suas vestes, e a seus filhos, e as vestes de seus filhos.

      O FATO de Deus abençoar e santificar o sábado NA CRIAÇÃO portanto NÃO TEM NADA A VER com ser um mandamento desde a criação!!
      com mostrou o estudo acima.

      Excluir
  4. Estudos distorcidos, ANTIbiblicos, querem dizer nos que adão e Abraão guardavam o sábado. Me poupe... Isso não está na bíblia, não tentem mudar a palavra de Deus, a guarda do sábado não era pra nós e sim para o povo de Israel, vão ler a bíblia pelo amor de Deus! Meu povo perece por falta de conhecimento! Está escrito Gente.

    ResponderExcluir
  5. CONCORDO. MAS NAO ME VENHA COM A BABAQUICE DE QUE O DOMINGO È O DIA DE GUARDA DOS CRISTAOS, PORQUE DEUS NAO MANDOU GUARDAR ESTE DIA, OS CRISTAOS SE REUNIAO MAS EM NENHUM MOMEMNTO DEUS MANDOU GUARDAR ESTE DIA.

    ResponderExcluir
  6. Alguns pontos a considerar. Segue abaixo.

    1. Não há evidencia textual no livro de Genesis afirmando que a Adão e Eva foi ordenado cessarem o "trabalho deles" após um período de seis dias. O que temos é o relato de que Deus concluiu a sua criação em seis dias e no sétimo dia descansou por isso o abençoou e santificou.


    2. Para qualquer estudioso do hebraico bíblico fica evidente que Genesis 1 possui uma riqueza literária singular. (Leia sobre isso pesquisando no google a frase "riqueza literária em Genesis 1). Fica evidente que o autor construiu o texto com intencionalidade teológica.

    3. Os primeiros seis dias da criação são delimitados pela expressão "tarde e manhã", tal demarcação não acontece com respeito ao sétimo dia. A riqueza literária do texto nos leva a acreditar que isso não foi por acaso.

    4. Textualmente, o sétimo dia em Genesis 2 tem a ver com as atividades de Deus e não como um requisito para a humanidade;

    5. Um estudo com profundidade acadêmica do uso da palavra "Yom" (dia) em Genesis irá indicar que o sentido "dia de 24 horas" não é o único possível.

    6. A palavra "yom" (dia) é usada para se referir a um período de 24 horas em Gênesis 7:11. É usada para se referir à luz do dia entre o nascer e o pôr do sol em Gênesis 1:16. Também é usada para se referir a um período de tempo não específico em Gênesis 2:4. (Almeida Corrigida Revisada Fiel)

    7. O fato do autor de Genesis não usar a expressão "tarde e manhã" para o sétimo dia, somado ao fato de que "yom" poder também se referir a um período de tempo não específico, corrobora o argumento de que há alguma diferença entre "os seis dias" e o "sétimo dia". Baseado no texto de Genesis e em Hebreus 4 entendo ser totalmente válido interpretar o sétimo dia como um período e/ou “estado” de total perfeição e espiritualidade trazida pelo “descanso de Deus” para ser desfrutado nEle.

    continua....

    ResponderExcluir
  7. continuação...

    8. Samuelle Bachiochi, teólogo adventista já falecido, em seu livro “DIVINE REST for HUMAN RESTLESSNESS: A Theological Study of the Good News of the Sabbath for Today” mostra que a função do verbo Shabbat em Genesis 2 é diferente da função do verbo nuah (descansar) em Êxodo 20:11. Bachiochi conclui dizendo que em Genesis o Shabbat tinha uma função cosmológica e não antropológica.

    9. Bachiochi nesse mesmo livro afirma que a cessação de Deus expressa Seu desejo de estar com a criação, por dar as Suas criaturas não apenas coisas, mas a Si mesmo.

    10. Essa presença de Deus abençoa e santifica o sétimo dia. A história de Moisés e a sarça ardente é um bom exemplo disto. Veja em Êxodo 3:1-6. É por esta razão que o autor de Gênesis não delimita o sétimo dia pela “tarde e manhã” assim como a presença de Deus não está limitada pelo tempo ou espaço. Pelo que nos parece seguindo esse raciocínio Adão e Eva desfrutaram do descanso de Deus e só perderam essa benção depois que pecaram.

    11. Esse “estado edênico de descanso de Deus com Seus filhos” em Genesis se tornou um dos motivos pelo quais os Israelitas deveriam praticar o ritual de cessação das suas atividades após seis dias de trabalho fazendo-os lembrar da benção da cessação ou “descanso de Deus” perdido por Adão e Eva por causa da desobediência.

    12. O ritual do Shabbat como um dia de 24 horas de repouso físico (Êxodo 20:8-11) se tornou um símbolo, uma miniatura da experiência Divina vivenciada no sétimo dia da criação. Em outras palavras, o Shabbat de Israel tornado obrigatório a partir do Sinai, foi um lembrete recorrente do sétimo dia como um período e/ou estado de total perfeição e espiritualidade que só foi interrompido pelo pecado de Adão e que só seria restaurado pelo segundo Adão (Jesus, o Messias) através de sua vida, morte e ressurreição. Romanos 5:12-21; Mateus 11:28; Lucas 4:19; Hebreus 4.

    13. Para o apóstolo Paulo o ritual da cessação após seis dias de trabalho ordenado a Israel foi uma sombra superada pela manifestação da realidade a qual apontava. Jesus Cristo é essa realidade (Colossenses 2:16-17). Sua função antropológica de descanso físico num período de 24 horas por semana e seu simbolismo (Êxodo 20:8-11, Ezequiel 20:12) chegou a seu cumprimento com o Messias. Depois da vida, morte e ressurreição de Cristo todos devem desfrutar do sentido cosmológico do sétimo dia da criação – usufruir da presença de Deus perpetuamente.

    14. No Messias encontramos descanso, benção e santidade (Mateus 11:28; Efésios 1:3-4). Sua presença em nós proporciona total espiritualidade que deve ser desfrutada 24 horas por dia sete dias por semana (1Co 6:19; Gl 2:20) a fim de “chegarmos a maturidade e atingirmos a medida de plenitude de Cristo” (Efésios 4:13). Pela graça mediante a fé somos nova criação (“Portanto, se alguém está em Cristo é nova criação” 2Co 5:17) entramos no Shabbat divino (“porque nós os que temos CRIDO entramos no repouso” Hebreus 4:3).

    ResponderExcluir