Pesquisar este blog

18/03/2013

A igreja de Deus na terra- Igreja Adventista?

https://www.youtube.com/watch?v=OQO_HvymxlA


A igreja adventista do sétimo dia diz ser a igreja remanscente:
Foi-me mostrado o modo por que o povo remanescente de Deus obteve seu nome. Duas classes de pessoas me foram apresentadas. Uma abrangia as grandes corporações de cristãos professos. Estes tripudiavam sobre a lei divina, inclinando-se diante de uma instituição papal. Observavam o primeiro dia da semana em vez do sábado do Senhor. A outra classe, posto que pequena em número, tributava obediência ao grande Legislador. Estes guardavam o quarto mandamento. As feições peculiares e preeminentes de sua fé são a observância do sétimo dia e a expectativa da volta de Cristo nas nuvens do céu. Não podemos adotar outro nome mais apropriado do que esse que concorda com a nossa profissão, exprime a nossa fé e nos caracteriza como povo peculiar. O nome Adventista do Sétimo Dia é uma contínua exprobração ao mundo protestante É aqui que está a linha divisória entre os que adoram a Deus e os que adoram a besta e recebem seu sinal. O grande conflito é entre os mandamentos de Deus e as exigências da besta. É porque os santos guardam todos os mandamentos de Deus, que o dragão lhes move guerra. Se rebaixassem seu padrão e cedessem nas particularidades de sua fé, o dragão estaria satisfeito; mas suscitam sua ira por ousarem exaltar o padrão e desfraldar o estandarte de oposição ao mundo protestante que reverencia uma instituição do papado. O nome Adventista do Sétimo Dia exibe o verdadeiro caráter de nossa fé e será próprio para persuadir os espíritos indagadores. Como uma flecha da aljava do Senhor, fere os transgressores da lei divina, induzindo ao arrependimento e à fé no Senhor Jesus Cristo. Foi-me mostrado que quase todos os fanáticos, que surgem, no [66] desejo de ocultar seus verdadeiros sentimentos a fim de iludir outros, afirmam pertencer à igreja de Deus. Esse nome havia por isso de despertar imediatamente suspeitas, porque é usado para ocultar os erros mais absurdos. É demasiadamente vago para designar o povo remanescente de Deus. Demais, daria lugar à suspeita de que temos  uma fé que desejamos ocultar. — Testimonies for the Church 1:223, 224. (Publicado primeiramente em 1861.) O remanescente- Ellen Gold White p. 66   
Resposta ao livro:
Não existe na Bíblia o conceito de igreja como denominação, em nenhum lugar da bíblia. Existe apenas o conceito de igreja  como grupo de pessoas que foram salvas por Cristo. 

Resumo do Vídeo:
A igreja de Deus na Terra tem 2 características:
1- Tem o testemunho de Jesus
2- Guarda os mandamentos

1- "A mulher no Apocalipse significa igreja"
1º teste:Ter testemunho de Jesus é... promover meios para você se assemelhar a Jesus ...ter o caráter de Jesus, ter mansidão, domínio próprio Enaltece a Jesus, ...reconhecer Jesus como Deus ..."
2º teste: Guarda dos mandamentos
Vamos ver os mandamentos de Deus ...Ex 20:3-17
"O 4º mandamento é o maior de todos os mandamentos (8:49)
Ex 31:18  "Deus escreveu com seus dedos os 10 mandamentos
Tg 2:10 Tem que guardar os 10 mandamentos, toda a lei!!!
Cada mandamento é como se fosse uma corrente com 10 elos
Se sua igreja não guarda os 10 mandamentos a igreja que Deus fala no apocalipse"
Ap 18:4 "Saia do lugar de confusão...se sua igreja não guarda os mandamentos saia dela"
"A minha igreja não é o resultado de dissidentes de outra igreja...(18:53) A minha igreja tem referência só na bíblia e nada mais!!
Resposta:
1- Como já foi exposto neste blog, os fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia negavam que Jesus era Deus!!!!  http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2012/09/maioria-dos-pioneiros-adventistas-nao.html  Que igreja é essa , que se diz remanescente, e comoeçou com uma heresia??

2- O pastor Ivan omitiu neste vídeo o que significa para a Igreja Adventista "espírito de profecia", pois irira complicar usa mensagem da igreja verdadeira, pois ensina que ~sao os escritos de Ellen White.  http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2012/11/espirito-de-profecia.html


3- Onde está escrito que o sábado é o maior mandamento??  Em nenhum lugar.


Mc 12:28 ¶ Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?
29  Respondeu Jesus: O principal é: "Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor"!(Lv 19:18)
30  Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
31  O segundo é: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Dt 6:4-5) . Não há outro mandamento maior do que estes. 

4- Os mandamentos de Deus não são só 10!!!! Os adventistas dizem que a lei moral são os 10 mandamentos e a lei cerimonial os demais!!!! isso é contrário à Bíblia:



a) O Antigo Testamento tem duas partes: A Lei e os Profetas, ou Moisés e os Profetas; pois foi Moisés quem escreveu o Pentateuco ( Mt 7:12; Mt 7:11-13; Mt 7:22-40; Lc 16:16-17 )

b) A Lei (Torá) ou pentateuco é una, por isso é chamada alternadamente de Lei de Deus, Lei de Moisés ou Lei do Senhor ( Lc 2:22,23; Ne 8:1,2,8,14,18 ). Essa Lei Una tem elementos que podem ser classificados em : moral, civil, penal, familiar, econômico, social e higiênico. Contudo dizer que os dez mandamentos são a lei moral de Deus é completamente errado.

c) A Lei “Cerimonial” (como dizem os Adventistas) contém preceitos morais (Ex 22:01-17; Lv 19:2,16; Lv 19:18-20; Dt 16:19; Dt 18:13; Ex 23:1-9; etc.). Essa divisão Lei de Deus (10 mandamentos = Lei Moral  e  Lei de Moisés  = Lei  Cerimonial ) não é bíblica.

d) Quando a Bíblia fala em mandamentos, refere-se a todos os princípios morais do Antigo Testamento e não somente aos 10 mandamentos (Mt 19:17,19; Mc 10:19; I Co 14:34); aos preceitos de Cristo (I Co 14:37; I Ts 4:2; At 1:2; Jo 15:10, etc.); em fim a toda a palavra de Deus (Rm 13:8,9; I Jo 3:22,23). Jesus ao dizer em Mt 5:17,18 que  veio cumprir a lei e os profetas, cita alguns dentre os 10 mandamentos nos v. 21, 27, e nos v. 31,33,38 outros mandamentos que não estão alistados nos 10.

e) Os dois maiores mandamentos não estão alistados no decálogo ( Mc 12:28-31; Lv 19:18; Dt 6:4-5 ), eles são um resumo de toda A Lei. Eles estão alistados no que a igreja adventista chama de lei cerimonial .

f) Os 10 mandamentos foram escritos na pedra não por serem superiores aos outros, mas por servir de testemunho visível do  Pacto de Deus com Israel, por isto as tábuas de pedra são também chamadas de Tábuas do Testemunho (Ex 31:18).

Os 10 mandamentos não dizem nada sobre: homossexualidade, opressão ao pobre,  atrasar seu salário, heresias, incesto, travestismo, mudar os marcos,  etc.   

Deuteronômio 22:5  A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus.
Deuteronômio 27:20  Maldito aquele que se deitar com a madrasta, porquanto profanaria o leito de seu pai. E todo o povo dirá: Amém!


Deuteronômio 27:22  Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém!
Deuteronômio 27:23  Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém!
Êxodo 22:25  Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como credor que impõe juros.
Êxodo 23:3  Nem com o pobre serás parcial na sua demanda.
Dt 19:14 ¶ Não mudes os marcos do teu próximo, que os antigos fixaram na tua herança, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá para a possuíres.
Dt18:10  Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11  nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

5- A igreja Adventista é dissidente de várias denominações, inclusive anti-trinitárias (negavam a trindade)::
"Dois dos três fundadores da denominação (TiagoWhite e José Bates) pertenciam a um corpo restauracionista chamado Conexão Cristã. Como tais, acreditavam que verdades bílbicas como o sábado, o batismo por imersão e outras doutrinas perdidas do novo testamento [inclusive a negação da trindade]seriam restauradas à igreja antes do fim dos tempos..." (Questões Sobre Doutrina p. 419, nota de rodapé)´ "A Conexão Cristã (da qual José Bates e Tiago White vieram para o adventismo) era um movimento amplamente anti-trinitariano" (p. 71, nota de rodapé)
Ellen White era da igreja metodista, da qual foi expulsa depois de aderir as crenças adventistas.


6- Quanto ao sábado e  a lei

6.1-Jesus disse que nada cairia da Lei até que se cumprisse ( Mt 5:17,18; Gl 4:4-5Rm 10:4 ). 

O sentido do texto  de Mt 5 não é completar a lei, mas cumprir.
Mt 5:17 ¶ Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir [pleroo]
.18  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra[ginomai]

a- pleroo é usado por Mateus 18 vezes, quando se refere às Escrituras 16 vezes, significa EM TODAS , CUMPRIR
Mateus 1:22  Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse <4137> o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta:
Mateus 2:15  e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse <4137> o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
Mateus 2:17  Então, se cumpriu <4137> o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias:
Mateus 2:23  E foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse <4137> o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno.
Mateus 3:15  Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir <4137> toda a justiça. Então, ele o admitiu.
Mateus 4:14  para que se cumprisse <4137> o que fora dito por intermédio do profeta Isaías:

Mateus 5:17  Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir <4137>.

Mateus 8:17  para que se cumprisse <4137> o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.
Mateus 12:17  para se cumprir <4137> o que foi dito por intermédio do profeta Isaías:
Mateus 13:35  para que se cumprisse <4137> o que foi dito por intermédio do profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo 
Mateus 13:48  E, quando já está cheia <4137>, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora.
Mateus 21:4  Ora, isto aconteceu para se cumprir <4137> o que foi dito por intermédio do profeta:
Mateus 23:32  Enchei <4137> vós, pois, a medida de vossos pais.
Mateus 26:54  Como, pois, se cumpririam <4137> as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder?
Mateus 26:56  Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem <4137> as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.
Mateus 27:9  Então, se cumpriu <4137> o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram;

O verbo cumprir ginomai significa cumprir, acontecer, atingir, suceder,etc.
Mateus 1:22  Ora, tudo isto aconteceu <1096> para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta:
Lucas 2:42  Quando ele atingiu <1096> os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
Lucas 21:9  Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam <1096> estas coisas, mas o fim não será logo.
Lucas 21:28  Ora, ao começarem estas coisas a suceder <1096>, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.
2 Timóteo 2:18  Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou <1096>, e estão pervertendo a fé a alguns.

3-Se a lei não foi anulada eu pergunto: por que estes judeus não matam os homossexuais, feiticeiros, filhos blasfemos? por que não fazem os sacrificios da lei? por que não guardam o ano da remissão??A resposta é. Estas leis ja se cumpriram e foram anuladas!!
6.1 Jesus cumpriu a lei Fl 2:8; Rm 5:19; Hb 5:15. 

Agora já não estamos mais debaixo da Lei, mas da Graça (Rm 6:15; 7:4-6; 10:4; Gl 2:19; 5:18) Ef 2:15; Cl 2:14; Gl 3:21-25


17 ¶ Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

18  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.


6.2 A lei mudou Hb 7:11-12!
11 ¶ Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
12  Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.


6.3 não estamos subordinados a lei Gl 3:19,21-25 ela durou até que Jesus a cumprisse!!

19 ¶ Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. 
21  É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
22  Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
23  Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.
24  De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
25  Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.

Gl 2:19  Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;



.não estamos debaixo da lei:

 Rm 6:15  E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!

Gl 4:21.. fala sobre a antiga aliança (gera escravidão) e nova aliança liberdade¶ Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei?
22  Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre.
23  Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa.
24  Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Agar.
25  Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos.
26  Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe;
27  porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama, tu que não estás de parto; porque são mais numerosos os filhos da abandonada que os da que tem marido.
28  Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque.
29  Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora.
30  Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre.
31  E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre.
1 ¶ Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
2  Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3  De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.

---não estamos ligados á lei, subordinados a ela Rm 7:2-6

2  Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal.
3  De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.
4  Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.
5  Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte.
6  Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.


6.4   o Sábado era sombra, preceito cerimonial, tipo de Cristo Cl 2:16
16 ¶ Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém a realidade é  Cristo.

                A expressão “dias de festas, lua nova e sábados” aparece no Antigo Testamento em clara distinção entre os três termos (I Cr 23:31; II Cr 2:4; Nm 28:9-17). Portanto os Sábados ce-rimoniais, ou seja, os Sábados das festas de Israel já estão incluídos na expressão “dias de festas”. Dizer que a expressão “Sábados” se refere aos Sábados Cerimoniais é cometer um engano. A palavra Sábado aparece na forma plural ou singular 60 vezes. Em 59 casos, os Adventistas reconhecem como por se tratar do Sábado semanal, negam apenas Cl 2:16.

---O sábado era cerimonial: 

Jesus afirmou que as leis cerimoniais de sacrifício eram superiores a lei do sábado!! 

"a lei do sábado não é aplicável ao serviço no Templo" Diz a tradição rabínica (Pes. 65a) (Enciclopedia Judaica)


Mt 12: 5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:
---Hb 4 ensina que o sábado representa a obra de Cristo, os que creem entram no descanso, mas os guardadores do sábado, os judeus, não entraram, pois não creram no evangelho, e assim resta a eles um descanso!Assim o texto diz que o descanso do sétimo dia era tipológico da obra de Cristo  e assim cerimonal:


1 ¶ Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.

2  Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.

3  Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.

4  Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.

5  E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.

6  Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,

7  de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.

8  Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.

9  Portanto, resta um repouso {repouso; ou repouso sabático} para o povo de Deus.

10  Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.

11 ¶ Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.


----Jesus afirmou que o Sábado era inferior ao mandamento da circuncisão Jo 7:21-24, se hoje a circuncisão não tem valor algum, tão menos o Sábado terá.
 21  Replicou-lhes Jesus: Um só feito realizei, e todos vos admirais.
22  Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele, mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem.
23  E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem?
24  Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça



--- Ef 2:15
15  aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
As leis civis, criminais, dieteticas, cerimoniais foram abolidas!! Só permanecem os princípios morais da Lei (e estes não se restringem às tabuas da lei)
--- Ef 2:15

Exemplo:
Êxodo 21:17  Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto.
Levítico 20:9  Se um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue cairá sobre ele.




Não devemos aplicar a penalidade da lei (pena de morte), mas o principio moral (não maldiçoar)


 Jesus estabeleceu um Novo Pacto, pois o antigo era transitório ( II Co 3:11 ) e foi quebrado por Israel (Hb 8:8-13). O Antigo Pacto gravado em pedra era Ministério da Condenação ( II Co 3:9 ) e de morte ( IICo 3:7 ).
 É importante dizer que a expressão ‘estar debaixo ou sob a lei’ não significa primeiramente estar sob a condenação da Lei, mas estar sob o regime da Lei; pois Jesus nasceu sob a lei e nunca pecou Gl 4:4, e nós estamos sob (debaixo) da lei de Cristo 1 Co 9:20-22. 


A função da Lei no Antigo Pacto era mostrar ao homem os seus pecados e a sua incapacidade em obedecer a todos os mandamentos (Rm 5:13,20; Gl 3:10; Rm 7:7,11-14; Rm 11:32). Por isso ninguém pode ser salvo pela Lei (Gl 2:21; 3:10-11; Rm 3:19-20) daí as necessidades dos sacrifícios no Antigo Testamento, que prefiguravam o Senhor Jesus. 

Assim a Lei nos servia de pedagogo para nos conduzir a Cristo (Gl 3:21-25), pois tinha que recorrer ao perdão de Deus, que foi efetivamente providenciado pela morte de Cristo. Portanto o homem não é mais escravo do pecado - o conhecimento do pecado vem pela Lei  (Gl 4:4-5; Jo 1:17).

Apesar da Lei do Antigo Pacto ter sido abolida os seus princípios permanecem e são de aplicação em nossas vidas diárias (Rm 6:1-2;18-23; II Tm 3:16,17); 

O Sábado é mencionado no livro de Atos apenas em conexão com os judeus (At 13:3,14; At 13:42-44; At 17:1-2; At 18:1-11), pois aos Sábados nas sinagogas era ensinada a Lei (At 13:27; At 15:2). Os discípulos pregavam nas sinagogas. O simples fato de Paulo ir a sinagoga não significa que ele guardava o sábado

Quebrando as distorções da Palavra de Deus sobre o sábado

a) Afirmam que os Dez mandamentos são eternos (Sl 111:7,8), santos, justos e bons (Rm 7:12).
                Nas aproximadas 400 vezes em que aparece a palavra “Lei” na Bíblia, não há em nenhuma vez distinção entre “cerimonial” ou  “moral”  da maneira como ensinam os Adventistas. (Lei Moral  = 10 Mandamentos; Lei Cerimonial = Lei de Moisés )  a) Assim passagens como  Sl 119:89; Sl 111:7,8 referem-se  aos princípios da Lei.
                Toda a Lei é santa, justa e boa (Rm 7:12) mas o homem é incapaz de cumpri-la (Rm 8:3). Portanto toda a Lei trouxe morte (Separação de Deus) a todos os homens (Rm 7:5-8; Rm 7:11-13) e Paulo ainda cita Ex 20:17; sendo assim o homem incapaz de justificar-se pela Lei (Rm 3:19,20,28; Gn 3:10,11;Gn 5:4). Por isso o Antigo Pacto representado pelas Tábuas do Testemunho, que foram escritas em pedra por Deus (Ex 31:18; Dt 10:3,4), é chamado de Ministério da Morte ( IICo3:7-9 ) e  posteriormente foi substituído pelo Novo Pacto (Jr 31:31-33; ICo 11:25; IICo 3:6; Lc 16:16,17 ) pois Jesus cumpriu a Lei do Antigo Pacto (Mt 5:17,18; Gl 4:4,5; Rm 10:4; Jo 1:17; Cl 2:14-16 ).

b) Rm 3:31 não nos ensina que os 10 mandamentos não foram abolidos, diz que a fé faz com que o crente  automaticamente pratique os princípios morais da Lei de Deus (Rm 6:1-23).que vão muito além de 10 mandamentos.

c) Os Adventistas citam Ex 31:12-18 para dizerem que o Sábado é um concerto perpétuo, portanto estaria em vigor. A Bíblia usa o termo perpétuo para a Páscoa (Ex 12:14), Circuncisão (Gn 17:13 )  a festa dos tabernáculos Lv 23:41, dia da expiação Lv 16:29,31,34, toque das trombetas Nm 10:8, lâmpadas de azeite Lv 24:3, etc. tudo isto era por tempo indefinido até que tudo fosse cumprido por Cristo Mt 5:17-18. Veja que em 2 Cr 2:4 o Sábado aparece entre preceitos cerimoniais, contudo os adventistas não admitem que o Sábado foi abolido.

d) Citam em Is 56:7 para dizer que os gentios deveriam guardar os Sábados. Se os gentios devem guardar os Sábados, devem também oferecer holocaustos e sacrifícios no altar em Jerusalém; pois tudo isto são preceitos cerimoniais.
6  Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,
7  também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.




e) Citam Gn 2:2,3 e Gn 26:5  para dizer que Adão, e os Patriarcas de Abel a Jacó, guardavam o Sábado. 
Enciclopédia Judaica diz que os judeus:

" na verdade, a tradição assume que a lei do sábado havia sido proclamada em Mara, antes da revelação do Sinai" (Ex Rashi em xv;.. Maimonides, "Moré" iii 32;.. Sanh 56b).


Antes do período de  Ex 16:22-30 nenhum povo tinha a Lei do Sábado como código, estatuto, dado por Deus. A Lei de moisés foi dada 430 anos depois de Abraão ( Gl 3:17 ). O Sábado passou a ser um sinal entre Deus e Israel pala saída do Egito (Dt 5:15; Ex 31:16-17), pois lá foram escravos. O Sábado foi o dia escolhido pois Deus “cessou sua obra” neste dia (Ex 20:11). Em  Gn 26:5 o texto refere-se a ordem de Abraão sair de sua terra ( Gn 12:1), circuncidar os machos (Gn 17:9-11)  e  outros (Gn 21:12; Gn 22:2; etc.) É lógico que a Lei Moral (cujo número é muitissimo maior que 10 mandamentos e exclui o sabado)já vigorava Rm 2:14-15 exemplos:  Gn 6 (toda sorte de pecados) ;  asssassinato Gn 4:1-11; poligamia Gn 4:19; arrogãncia Gn 11; adultério Gn 12:18-19; homossexualidadeGn 19:5-7 etc.
 Em vão diz o apologista adventista: "
Gn 26:5 O verso diz sim que a obediência de Abraão envolvia a observancia dos 10 mandamentos, porque a palavra hebraica para preceitos (mitsvah) é a mesma utilizada para os 10 mandamentos em Deuteronômio" 5:10, 29 e 31 e 6:1" (Na MIra da Verdade - p. 57 2ª edição revisada)
1- O termo em questão, por si, não prova que se refere aos 10 mandamentos pois aparece se referindo a :a-preceitos humanos e não divinos

Isaías 29:13  O Senhor <0136> disse <0559> (8799): Visto <03282> que este povo <05971> se aproxima <05066> (8738) de mim e com a sua boca <06310> e com os seus lábios <08193> me honra <03513> (8765), mas o seu coração <03820> está longe <07368> (8765) de mim, e o seu temor <03374> para comigo consiste <03925> (8794) só em mandamentos <04687> de homens <0582>, que maquinalmente aprendeu,
 o lexico de Strong diz:

04687 hwum mitsvah
procedente de 06680; DITAT-1887b; n f
1) mandamento
1a) preceito (de homem)
n1b) o mandamento (de Deus)
1c) mandamento (do código de sabedoria)
b-muitíssimos preceitos além dos 10 mandamentos (o texto se refere a todos os mandamentos de levítico! será que Abraaõ guardava todos os mandamentos de Levítico? já que a palavra hebraica é a mesma?
Levítico 27:34  São estes os mandamentos <04687> que o SENHOR <03068> ordenou <06680> (8765) a Moisés <04872>, para os filhos <01121> de Israel <03478>, no monte <02022> Sinai <05514>
c-No próprio livro de Deuteronômio o termo aparece inúmeras vezes e se referindo a TODO tipo de mandamento e não somente aos 10!!
Conclusão: não se pode argumentar que Abraão guardava o sábado por causa do termo hebraico para mandamentos (ou preceitos)

Irineu  escrevendo no ano 180 d.C no livro "Contra Heresias" livro IV, 16.2"...elas foram dadas ao  povo como sinal, se encontra em Abraão, o qual, sem circuncisão e sem observânica do sábado, acreditou em Deus e lhe foi imputado a justiça e foi chamado amigo de Deus"




f) Mc 2:28 , utilizam este texto para afirmar que o Sábado é o Dia do Senhor. Porém este texto fala que Jesus é o Senhor ATÉ sobre o Sábado.
28  de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado

g) Hb 4:1-10 refere-se ao descanso por crer em Cristo Hb 4:3. Pois os judeus foram desobedientes e não creram Hb 3:17-19; 4:6, por isso não entraram no descanso proposto Hb 4:2-3.(vide acima)

h) Is 66:23 fala sobre continua adoração, eqüivale a expressão ‘de semana a semana e de mês a mês’ pois a lua nova ocorre a cada mês. Este verso não ensina  a guarda do Sábado mas sim a contínua adoração que será dada ao Senhor.SErá que tudo mundo vai cellebra a festa da lua nova também?
Isaías 66:23  E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

Conclusão sobre lei e sábado

a) Ninguém nunca foi salvo pela Lei (Gl 3:10,11; Rm 3:19,20) pois a Lei funciona como um espelho apontando para as falhas (Rm 7:7-18; Rm 5:13,20) isso leva o homem a buscar um Redentor (Gl 3:22,24,25). No Antigo Testamento as pessoas sacrificaram pela fé animais inocentes, simbolizando o Cordeiro de Deus (Lv 1 :1-7; Hb 11:4; Jo 1:29).
b) O homem sempre se salva pela graça, por meio da fé no sangue do Cordeiro de Deus (Rm 3:22-30, Rm 4:3-11, 16; Rm 5:1).
c) Como conseqüência da sua salvação, pela ação regeneradora do Espírito Santo (Tt 3:5; Fl 2:13), o fruto do Espírito é produzido em nós (Gl 5:16,22-25; Rm 6:11-14,22), assim a graça de Deus confirma a Lei, isto é, a  prática dos princípios morais do AT (Rm 3:31; Ef 2:8-10).
d) Quem se justifica pela Lei cai da graça de Deus e fica separado de Cristo (Gl 5:4). Os adventistas entraram no mesmo problema dos Gálatas (Gl 1:6; 4:10) a justificação pela Lei.
e) Contra o fruto do Espírito em nós “não há lei”(Gl 5:23), “toda lei se cumpre num só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Gl 5:14), pois o fruto do Espírito é amor em ação (I Co 13:4-7; Gl 5:22,23).



Apêndice


1-Alguns adventistas ainda argumentam que At 20:7 se refere a um sábado!! veja que 
incoerência
At 20:7 se refere ao domingo pois o texto diz que Paulo após seu discurso iria seguir viagem até o outro dia , e assim foi. Se o texto estivesse se referindo a hora judaica o romper da alva não seria o outro dia, mas o mesmo dia: At 20:7 ¶ No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. 8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos. 
9 Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto. 10 Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está. 
11 Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu. 


2- Pedro passou depois de algum tempo a viver como gentio e não como judeu!!! mas o que diferencia um do outro? LEIS DIETÉTICAS, FESTAS JUDAICAS, SÁBADO, circuncisão etc.
Gl 2:3  Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.
14  Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Lembre-se que o texto diz que Paulo repreendeu a Pedro não por ele viver como gentio mas por obrigar os gentios a viverem como judeus e também por não comer com eles (gentios) quando os judaizantes estão próximos

Para saber mais sobre o sábado e sua história, CLICK: http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/search/label/erros%20sobre%20a%20hist%C3%B3ria%20do%20s%C3%A1bado





9 comentários:

  1. Reginaldo, muito esclarecedor, estava pensando estava discutindo esses dias com um amigo sobre haver distinção entre gentio e judeu cristão no tocante à guarda da lei. Ele defende que judeu deve permanecer guardando a lei após a conversão, eu não, e seu texto me ajudou muito em meus argumentos. Muito bom! obrigado!
    Ass: Marcelo da Igreja Cristo Exaltado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os arguementos dos judeus messianicos são fracos, por isso fizeram uma bíblia numa versão dinamica mudando alguns textos

      Excluir
  2. Caro Reginaldo,

    Os adventistas não acreditam que são justificados pela Lei, mas sim pelo sangue de Cristo, nosso Salvador. Como Paulo diz, a Lei de Deus nos dá liberdade, aponta para as coisas que precisamos melhorar, e ao obedecê-la fazemos a vontade de Deus para nossa vida, manifestando nosso amor e respeito para com Deus (primeiros quatro mandamentos) e para com nossos irmãos (últimos seis mandamentos). Porque Cristo nos salvou, nós obedecemos à Lei. Ao ler o texto, vejo que seu grande problema com os Dez mandamentos é o sábado, pois não há qualquer objeção quanto a adoração de ídolos, adultério ou assassinato. Você acha mesmo que a guarda da Lei é um problema? Porque eu só consigo imaginar que o mundo seria muito melhor se todos guardassem a Lei do Senhor.
    Quanto ao texto de Mateus capítulo 5, acho que ele poderia ser colocado pelo menos até o verso 20, pois está escrito:
    "Não pensem que eu vim acabar com a Lei de Moisés ou com ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim, um que desobedecer qualquer mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado quem obedecer a Lei e ensinar outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu. Pois eu afirmo a vocês que que só entrarão no reino do céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus." (Mateus 5, 18-20, Nova tradução na linguagem de hoje)

    Onde está escrito que essas coisas durariam até que Jesus as cumprisse? Me desculpe, mas não encontrei nada que dê este entendimento. Jesus veio nos mostrar que o pecado não se resume ao ato, mas começa no coração, e são essas más intenções acariciadas que quando externadas ou executadas podem ser vistas como adultério, cobiça ou assassinato. Jesus veio mostrar que não se tratam se simples ordenanças, mas sim de princípios que Deus coloca no ser daqueles que O buscam de todo o coração.

    Que a graça do Senhor Jesus e Luz que emana de Seu ser preencham e iluminem todo o seu ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Anônimo- NÃO ADIANTA usar uma tradução que neste caso está equivocada!!!

      Veja:
      Mt 5:17 ¶ Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir [pleroo]
      .18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. [ginomai]

      a- pleroo é usado por Mateus 18 vezes, quando se refere às Escrituras 16 vezes, significa EM TODAS , CUMPRIR
      Mateus 1:22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse <4137> o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta:
      Mateus 2:15 e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse <4137> o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
      Mateus 2:17 Então, se cumpriu <4137> o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias:
      Mateus 2:23 E foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse <4137> o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno.
      Mateus 3:15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir <4137> toda a justiça. Então, ele o admitiu.
      Mateus 4:14 para que se cumprisse <4137> o que fora dito por intermédio do profeta Isaías:

      Mateus 5:17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir <4137>.

      Mateus 8:17 para que se cumprisse <4137> o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.
      Mateus 12:17 para se cumprir <4137> o que foi dito por intermédio do profeta Isaías:
      Mateus 13:35 para que se cumprisse <4137> o que foi dito por intermédio do profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo
      Mateus 13:48 E, quando já está cheia <4137>, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora.
      Mateus 21:4 Ora, isto aconteceu para se cumprir <4137> o que foi dito por intermédio do profeta:
      Mateus 23:32 Enchei <4137> vós, pois, a medida de vossos pais.
      Mateus 26:54 Como, pois, se cumpririam <4137> as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder?
      Mateus 26:56 Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem <4137> as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.
      Mateus 27:9 Então, se cumpriu <4137> o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram;

      O verbo cumprir ginomai significa cumprir, acontecer, atingir, suceder,etc.
      Mateus 1:22 Ora, tudo isto aconteceu <1096> para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta:
      Lucas 2:42 Quando ele atingiu <1096> os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
      Lucas 21:9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam <1096> estas coisas, mas o fim não será logo.
      Lucas 21:28 Ora, ao começarem estas coisas a suceder <1096>, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.
      2 Timóteo 2:18 Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou <1096>, e estão pervertendo a fé a alguns.

      3-Se a lei não foi anulada eu pergunto: por que estes judeus messianicos não matam os homossexuais, feiticeiros, filhos blasfemos? por que não fazem os sacrificios da lei? por que não guardam o ano da remissão??A resposta é. Estas leis ja se cumpriram e foram anuladas!!

      Excluir
  3. Seguindo seu raciocínio, poderíamos anular o batismo também, você não acha? Jesus já o cumpriu.

    ResponderExcluir
  4. errado.
    1- o batismo nunca fez parte da lei
    2- jesus deu ordem explícita para se batizar
    3- vc cometeu a FALACIA DO ESPANTALHO ou seja , fez uma caricatura do meu argumento e tentou refutá-lo

    LEIA DE NOVO A POSTAGEM e se discordar, refute cada parte

    ResponderExcluir
  5. SE TODO O UNIVERSO CRIADO POR DEUS É REGIDO POR LEIS, E A PRÓPIA HUMANIDADE BASEIAM-SE EM LEIS PARA A ORDEM DO PLANETA. PORQUE DEUS ABOLIRIA A LEI DADA POR ELE MESMO , SENDO QUE AS SAGRADAS ESCRITURAS DIZEM QUE ELE NÃO MUDA?
    ISSO NÃO FAZ SENTINDO NENHUM. TALVEZ SEJA PORQUE, É MUITO MAIS FACÍL EU NEGAR OS MANDAMENTOS PARA VIVER AO MEU BEL PRAZER , DO QUE VIVER PELA GRAÇA E MISERIC´RDIA DE DEUS , E FAZER COM MEU LIVRE ARBITRIO O QUE EU QUISER , A TER QUE OBEDECER OS MANDAMENTOS.
    DEVEMOS TER O CUIDADO EM ESTUDAR A BÍBLIA COM O ESPIRITO DE HUMILDADE. UM DOS MAIORES PROBLEMAS QUE CRISTO TEVE COM OS DISCIPULOS E ALGUNS DE SEUS CONTEMPORÂNEOS , FOI A IDÉIA QUE ELES TINHAM PRE-CONCEBIDAS DO MESSIAS, ELES ESPERAVAM UM MESSIAS QUE VIRIA ESTABELECER UM REINO TERRESTRE E NÃO UM REINO CELESTIAL, SÓ VIERAM COMPREENDER DE FATO ISSO QUANDO (OBEDECERAM) A ORDEM DADA POR CRISTO, DE FICAR EM JERUSALÉM E ORAREM PELO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO. A LEI NÃO SALVA, MAS SERVE COMO UM ESPELHO, DIZ PAULO. COMO SABERIA QUE ADULTERAR É PECADO SE A LEI NÃO MOSTRASSE?
    ALÉM DISSO, ENTÃO TODOS PODEM MATAR UM AO OUTRO, POIS SEM LEI SOU LIVRE PARA TIRAR A VIDA DE QUALQUER UM SEM CONDENAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alei dos sacrificios não foi abolida?
      As leis de apedrejamento não foram abolidas?
      A lei da circuncisão não foi abolida??

      sim foram!! pois se cumpriram em Jesus Cristo

      Excluir