Pesquisar este blog

18/03/2013

MAIORIA DOS PIONEIROS ADVENTISTAS NÃO CRIAM NA TRINDADE!!!

Apesar da insistência da igreja adventista de dizer que sempre creu na trindade vamos ver que isto não passa de um engano! :
"Nosso povo sempre creu na divindade e preexistência de Cristo" (Questões sobre doutrina p. 71, edição anotada)
 O programa na "mira da verdade' repetiu o erro:
"quando alguém diz que os pioneiros adventistas não criam na Trindade, isto é uma distorção histórica sem tamanho. Alguns pioneiros não criam na Trindade, outros criam, por que? Porque são pessoas que vieram de várias confissões religiosas. Depois que a igreja foi amadurecendo o assunto, oficialmetne a igreja tomou uma posição a favor da trindade , mas oficialmente nossa igreja nunca negou a trindade..." 
 http://novotempo.com/namiradaverdade/2011/06/28/transubstanciacao-trindade-bestas-do-apocalipse/

Resposta: 
1- A verdade é que não foram alguns que negavam a trindade, mas a maioria. Os 3 fundadores da denominação eram anti-trinitários; veja abaixo:


  • "a verdade é que muitos dos primeiros adventistas não eram ortodoxos quanto a Divindade. Tiago White (marido de Ellen White), José Bates, J. N. Andrews, Uriah Smith, ElletJ. Waggoner E OUTROS LÍDERES estavam dentre este número." (Questões sobre doutrina, p. 70, nota de rodapé, 1ª edição, 2009, Casa) 

obs Thiago White foi "por trés vezes presidente da Associação Geral" (Idem p. 103)
J. N. Andrews , "um dos fundadores do movimento adventista" (Idem p. 103)
"Dois dos três fundadores da denominação (TiagoWhite e José Bates) pertenciam a um corpo restauracionista chamado Conexão Cristã. Como tais, acreditavam que verdades bílbicas como o sábado, o batismo por imersão e outras doutrinas perdidas do novo testamento [inclusive a negação da trindade]seriam restauradas à igreja antes do fim dos tempos..." (Idem p. 419, nota de rodapé)´ "A Conexão Cristã (da qual José Bates e Tiago White vieram para o adventismo) era um movimento amplamente anti-trinitariano" (p. 71, nota de rodapé)

  • "Ellen White foi uma das poucas pessoas entre os líderes pioneiros adventistas que não eram AGRESSIVAMENTE anti-trinatariana. Conquanto isso seja verdade, também É FATO que suas antigas declarações [ANTERIORES A 1888] não são claras quanto ao que ela realmente cria..." (IDEM P. 71, nota de rodapé))
  • "Com o passar dos anos". Esta frase não deveria ser interpretada como uns poucos anos. Por exemplo, a maioria dos adventistas do sétimo dia não aceitava a trindade, a preexistência de Cristo ou a personalidade do Espirito Santo como sendo bíblicas. Essas posições nem mesmo começariam  a mudar até os anos de 1890, e as perspectivas trinitarianas seriam um ponto de conflito até a década de 1940" (Idem, nota de rodapé p.56)



2- Como pessoas antitrinitárias iriam restaurar a verdade?
a doutrina adventista explicita que uma pessoa que não crê na trindade não pode ser salva!!
mas os seus lideres eram anti-trinitaríos!!!

e aí???
SE NÃO ERAM SALVOS, como então iriam começar um movimento DE 'RESTAURAÇÃO DA VERDADE?"




Nenhum comentário:

Postar um comentário