Pesquisar este blog

18/03/2013

Erros adventistas sobre Dn 8:14 -chifre pequeno e purificação do santuário celestial

Image result for Antiochus IV Epiphanes"
A inscricão diz  REI ANTIOCO, DEUS MANIFESTO, PORTADOR DA VITÓRIA




Dn 8:14"  Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado."


Citações adventistas:
  • “Antes que se complete a obra de Cristo, para a redenção do homem, há também uma expiação para tirar o pecado do santuário. Este é o serviço iniciado quando terminam os 2300 dias. Naquela ocasião conforme fora predito pelo Profeta Daniel, nosso sumo sacerdote entrou no lugar santíssimo para efetuar a última parte de sua solene obra de purificar o santuário” ( O Grande Conflito, p.421)
  • "A visão especifico momento em que Jesus deveria começar seu antitípico ministério no dia da expiação- tarefa do juízo investigativo (Damiel 7) e purificação do santuário - 'Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.'( Dn 8:14). Uma vez que a visão se refere ao tempo do fim, o santuário aqui mencionado não pode ser o santuário terrestre- pois este havia sido destruído em 70 d.C. Portanto, a profecia deve se referir ao santuário do novo concerto no céu - o lugar em que Jesus ministra em favor de nossa salvação" (Nisto cremos, p. 421)
  •  “A teoria de Antíoco não teve origem cristã. Foi um pagão e inimigo do cristianismo chamado Porfírio, conhecido pela alcunha de ‘Sofista’ (que morreu no ano 304 d.C.) o inventor da teoria. Ele a forjou com o intuito de desacreditar o livro de Daniel, e tentar provar que aquele livro foi escrito depois de terem ocorrido os fatos apontados pela profecia.” (A.B. Christianini, Rev. Adventista 4/73, pág. 7.)
  • "...(Dn 8:9).Alguns consideram Antíoco Epifâneo, um rei sírio que governou sobre a Palestina durante o curto período no segundo século A.C., como sendo o cumprimento desta porção da profecia. Outros, incluindo a maioria dos reformadores, tem identificado este chifre pequeno como Roma, tanto em sua fase pagã quanto na fase papal. Esta última interpretação, corresponde exatamente ás especificações dadas por Daniel, ao passo que a outra não o faz.Observe os seguintes pontos:
  • a- o poder do chifre pequeno estende-se desde a queda do império grego até o "tempo do fim" (Dn 8:17. Somente Roma pagã e papal, preenche essas especificações. (Idem p. 420)

Resposta:
1- É um erro como esse apologista da igreja adventista   (A.B. Christianini) juntamente com o livro "Questões Sobre Doutrina- Edição Anotada" p.236 atribui a Porfírio a invenção da Teoria, pois  foram os próprios judeus quem primeiro interpretaram assim:
 “Judas, após obter tão grandes vitórias sobre os generais do exército de Antíoco, persuadiu os judeus a ir a Jerusalém dar graças a Deus, como lhe eram devidas, purificar o Templo e oferecer sacrifícios....Isso se deu no mesmo dia em que, três anos antes, o Templo fora indignamente profanado por Antíoco e abandonado, no dia vinte e cinco do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, e na Olimpíada cento e cinqüenta e três.
A renovação ocorreu no mesmo dia do ano cento e quarenta e oito e da Olimpíada cento e cinqüenta e quatro, como o profeta Daniel havia predito, quatrocentos e oito anos antes, dizendo clara e distintamente que o Templo seria profanado pelos macedônios. (Flavio Josefo, Antiguidades Judaicas, livro 12, capítulo 11) Ver também livro 10, cap.12)  e o 1º livro de Macabeus

Obs Flávio Josefo  é escritor do 1º séc. d.C, e não do séc. IV como Porfírio.


2-Dn 8:13 e 14 diz que as 2300 tardes e manhãs não se referem ao tempo do fim!
Se refere ESPECIFICAMENTE A DUAS COISAS: 
A- fim da interrupção do sacrifício diário 
B- transgressão assoladora:
13  Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?
14  Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.


3- A expressão "tempo do fim" de fato se refere a um cumprimento futuro, mas não em relação aos seguintes fatos:
a- O carneiro se refere ao reino histórico da Média e da Pérsia
b- O bode peludo é reino histórico da Grécia
c- O primeiro rei da Grécia, o grande chifre, é o personagem histórico Alexandre o Grande.
d- O império grego se dividiu em quatro partes, como também confirma Dn 7:6, liderados pelos generais (Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeu). Veja este mapa








verde- cassandro
azul mais claro- ptolomeu
amarelo- selêuco
bege- lisímaco



Dn 8:3  Então, levantei os olhos e vi, e eis que, diante do rio, estava um carneiro, o qual tinha dois chifres, e os dois chifres eram altos, mas um, mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último.

4  Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte, e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia segundo a sua vontade e, assim, se engrandecia.
5  Estando eu observando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; este bode tinha um chifre notável entre os olhos;
6  dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, o qual eu tinha visto diante do rio; e correu contra ele com todo o seu furioso poder.
7  Vi-o chegar perto do carneiro, e, enfurecido contra ele, o feriu e lhe quebrou os dois chifres, pois não havia força no carneiro para lhe resistir; e o bode o lançou por terra e o pisou aos pés, e não houve quem pudesse livrar o carneiro do poder dele.
8  O bode se engrandeceu sobremaneira; e, na sua força, quebrou-se-lhe o grande chifre, e em seu lugar saíram quatro chifres notáveis, para os quatro ventos do céu.

Dn 7:6 Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.



4-O termo "tempo do fim" se refere a um futuro posterior, pois como visto acima determinados elementos da visão se cumpriram! Os elementos que não se cumpriram referem obviamente então a tempo do fim!

  • Alguns vêem o cumprimento histórico na pessoa de Antíoco Epifâneo, embora o tomem como tipo ou símbolo do anticristo (veja mais abaixo os detalhes):


 "Esta passagem cumprida por Antíoco Epifâneo, também  era tipológica da descrição do futuro papel do Anticristo,,,"(Todas as profecias da bíblia, Vida p.211)
  • A descrição de Dn 8:9-14 se encaixa perfeitamente a Antíoco Epifâneo (ver abaixo os detalhes em discussão)
 9  De um dos chifres saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa.
10  Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou.
11  Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo.
12  O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.
13  Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?
14  Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.

  • Um ponto em contrário  de que a interpretação de que Dn 8:17-25 se refere a Antíoco,  mostra que o contexto nos induz a pensar que este texto refere apenas ao anticristo; pois a expressão "sem auxílio de mãos humanas" se refere a uma intervenção divina no fim dos tempos e implantação plena do reino de Deus.
Dn 2:34  Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou.35  Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra

Dn 8:17  Veio, pois, para perto donde eu estava; ao chegar ele, fiquei amedrontado e prostrei-me com o rosto em terra; mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim.
18  Falava ele comigo quando caí sem sentidos, rosto em terra; ele, porém, me tocou e me pôs em pé no lugar onde eu me achava;
19  e disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira, porque esta visão se refere ao tempo determinado do fim.
20  Aquele carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia;
21  mas o bode peludo é o rei da Grécia; o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei;
22  o ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão deste povo, mas não com força igual à que ele tinha.
23  Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, levantar-se-á um rei de feroz catadura e especialista em intrigas.
24  Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; causará estupendas destruições, prosperará e fará o que lhe aprouver; destruirá os poderosos e o povo santo.
25  Por sua astúcia nos seus empreendimentos, fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas.
  • "Não obstante haver diferenças de opinião a respeito de se a expressão "saiu de um deles" quer dizer de um dos chifres, ou de um dos quatro ventos" (Questões Sobre Doutrina -Edição Anotada, p.241, CPB)
Resposta:
1- A igreja adventista reconhece que o leopardo de  Dn 7:6 se refere ao império grego. E que este tem 4 cabeças. 
Dn 7:6 Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.

2-O texto é óbvio pois um chifre  tem que sair de um animal, e o último animal descrito é o bode!! 

3- Chifres não saem de ventos e sim de animais.
Conclusão: Roma não saiu de um dos reinos da Grécia e assim não se adequa a esta profecia.



  • "b-As profecias de Daniel 2, 7 e 8 ocorrem paralelamente, ..." (Idem, p. 420)
Resposta:
1- Existe um paralelo dos reinos medo-persa e grego, mas Dn 8 nem mesmo cita Roma, pois diz que o chifre pequeno sai  do Bode (Grécia), sai de um dos reinos do império grego. 



2-Dn 8 cita  dois animais (2 impérios), Dn7 fala de quatro animais (quatro impérios), sendo que o 2º, isto é, o urso (medo persa) é paralelo com o carneiro (medo-persa) , e o 3º, isto é,o  leopardo é paralelo com o  Bode (grego) que tem 4 cabeças!!, e qual o paralelo com o quarto animal terrível de Dn 7?

3-O santuário a ser purificado não era celestial pois:

a- a duração da visão se refere ao sacrifício diário tirado v.11  e a transgressão assoladora, v.13
No céu não teve interrupção de sacrifício diário e nem profanação do santuário com uma transgressão assoladora que durasse 2300 tardes e manhãs.

b-  a duração da visão se refere ao santuário e ao exército pisado pelos homens v.13
o santuário celestial não foi pisado pelos homens.

c- o texto diz que o lugar do santuário foi deitado abaixo, profanado.
No céu não houve profanação do santuário celestial.

d- o texto não fala de dois santuários, um terrestre profanado, impedido de oferecer sacrifícios, deitado a baixo, pela transgressão assoladora e um celestial que seria purificado, pois o celestial nunca foi impedido de oferecer sacrifícios de animais, aliás, nunca foi oferecido sacrifício de animal lá, tão pouco lá foi profanado, nem pisado pelos homens.

4-Dn 8: 8-9,21 diz que da subdivisão do reino da Grécia em 4, de um deles sairia o chifre (chifre do Bode)-
 :  O grande chifre era Alexandre Magno, qual posteriormente morreu e seu império ficou dividido entre seus quatro generais v.8 e v.22 (Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeu).

Isso é confirmado por Dn 7. A igreja adventista reconhece que Dn 7:6 fala do leopardo, que se refere ao império grego. do qual sai 4 cabeças. 

Dn 7:6 Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.
O bode se engrandeceu sobremaneira; e, na sua força, quebrou-se-lhe o grande chifre, e em seu lugar saíram quatro chifres notáveis, para os quatro ventos do céu.
9  De um deles saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa.
21 mas o bode peludo é o rei da Grécia; o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei;
22  o ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão deste povo, mas não com força igual à que ele tinha.


  • "c-A Medo-Pérsia é identificada como "grande", a Grécia é especificada como "muito grande' e o chifre pequeno como 'excessivamente grande" (Dn 8:4, 8 e 9). Roma um dos maiores impérios mundiais preenche bem esta especificação" (Idem, p. 420)
  • d-somente Roma expandiu seu império para o o sul (Egito), para o leste (macedônia e ásia menor) e para a 'terra gloriosa' (Palestina)..." (Idem, p. 420)
Resposta: 

1- O império Romano não expandiu seu império para o leste (oriente) em relação ao  Império grego. Vide mapas abaixo. O império de Alexandre foi até a India.


Image result for grécia antiga alexandre helenismo mapa"








verde- cassandro
azul mais claro- ptolomeu
amarelo- selêuco
bege- lisímaco










"Mesopotamia: Seleucid-Parthian times, c. 320 BC to 620 AD". Map. Encyclopædia Britannica Online. Web. 05 May. 2016. 
<http://global.britannica.com/place/Seleucid-kingdom/images-videos/Mesopotamia-in-Seleucid-Parthian-times/2343>


2- Dn 8:4, 8 e 9 não fala de uma progressão de tamanhos!!

o termo usado na profecia da grécia significa excessivamente, extremamente, muito
Dn 8:8  O bode se engrandeceu sobremaneira (dam m@‘od); e, na sua força, quebrou-se-lhe o grande chifre, e em seu lugar saíram quatro chifres notáveis, para os quatro ventos do céu.
Léxico de Strong:
dam m@‘od
 adv
1) extremamente, muito
 subst
2) poder, força, abundância
 n m
3) grande quantidade, força, abundância, extremamente
3a) força, poder
3b) extremamente, grandemente, muito (expressões idiomáticas mostrando magnitude ou grau)
3b1) extremamente
3b2) em abundância, em grau elevado, excessivamente
3b3) com grande quantidade, grande quantidade



O termo usado para o chifre pequeno também significa abundantemente
Dn 8:9  De um dos chifres saiu um chifre pequeno e se tornou muito (rty yether) forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa.
Léxico de Strong:
rty yether
 1) restante, excesso, resto, remanescente, excelência
1a) restante, remanescente
1b) restante, resto, outra parte
1c) excesso
1d) abundantemente (adv)
1e) abundância, afluência
1f) superioridade, excelência
  Dn 8:4 Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte, e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia segundo a sua vontade e, assim, se engrandecia

8  O bode se engrandeceu sobremaneira; e, na sua força, quebrou-se-lhe o grande chifre, e em seu lugar saíram quatro chifres notáveis, para os quatro ventos do céu.
9  De um dos chifres saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa.
10  Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou.

11  Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo.


3- O significado do termo em hebraico (crescer, engrandecer, forte) é segundo  o léxico de Strong e o (Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento p.247)´: 
"crescer; tornar-se grande ou importante, louvar, (magnificar), fazer grandes coisas".

4- o v. 9 diz: que se tornou muito forte para o sul, oriente e terra gloriosa "

De um dos chifres [do bode] saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa". 

  • Antíoco Epifâneo conquistou o Egito, o qual não fazia parte do reino selêucida e sim do ptolomaico. Isto não havia acontecido antes nem na época de seus antecessores. Se não fosse pela intervenção romana o Egito teria continuado em suas mãos. Isso mostra a força de seu reino.
  • Reconquistou a Armenia que havia se rebelado também.  
  • Antíoco impos seu poder sobre a Palestina, perseguindo os judeus  

"Antíoco era o terceiro filho de Antíoco III, o Grande. Após a derrota de seu pai pelos romanos em 190-189, ele serviu como refém por seu pai em Roma 189-175, onde aprendeu a admirar as instituições e políticas romanas. Seu irmão, o rei Seleucus IV, trocou-o por Demétrio, filho de Seleuco; depois  Seleuco foi assassinado por Heliodoro, um usurpador, Antíoco, por sua vez deposto ele. 
Durante este período de incerteza na Síria, os guardiões de Ptolomeu VI, o governante egípcio, reclamou a si Coele-Síria, Palestina e Fenícia, que Antíoco III tinha conquistado. Ambas as partes da Síria e do Egito apelou a Roma para obter ajuda, mas o Senado recusou-se a tomar partido. Em 173 Antíoco pagou o restante da indenização de guerra que havia sido imposta pelos romanos sobre Antíoco III ao Tratado de Apamea (188).
Antíoco antecipou uma expedição egípcia para a Palestina ao invadir o Egito. Ele derrotou os egípcios entre Pelusium e Monte Kasion, conquistou Pelusium, e em 169 ocupou o Egito com exceção de Alexandria, a capital. Ptolomeu VI era sobrinho de Antíoco , a irmã de Antíoco, Cleópatra I, havia se casado com Ptolomeu V e Antíoco contentou-se em governar o Egito como guardião de Ptolomeu,  não dando desculpas à Roma para intervenção. Os cidadãos de Alexandria, no entanto, recorreram a Ptolomeu VIII, o irmão de Ptolomeu VI, e sua irmã Cleópatra II para formar um governo rival. 
 Distúrbios na Palestina tinha forçado Antíoco  voltar para a Síria, mas ele salvaguardou o seu acesso ao Egito com uma forte guarnição em Pelusium.No inverno de 169/168 Perseus da Macedónia em vão implorou Antíoco de unir forças com ele contra o perigo que Roma apresentado a todos os monarcas helenísticos. No Egito, Ptolomeu VI fizeram causa comum com seu irmão e irmã e enviou um pedido renovado a Roma para a ajuda, e Antíoco preparou-se para a batalha. A frota de Antíoco conquistou uma vitória em Chipre, cujo governador entregou a ilha para ele. Antíoco invadiu o Egito novamente em 168, exigiu que Chipre e Pelusium fossem cedidos a ele, ocupando Baixo Egito, e acamparam fora Alexandria. A causa dos Ptolomeus parecia perdida. Mas em 22 de junho de 168, os romanos derrotaram Perseus e seus macedônios em Pydna, e  privaram Antíoco dos benefícios de sua vitória. Em Elêusis, um subúrbio de Alexandria, o embaixador romano, Caio Popíllius Lenate, apresentou Antíoco um ultimato pra ele evacuar o Egito e Chipre imediatamente. Antíoco, tomado de surpresa, pediu tempo para considerar. Popillius, no entanto, desenhou um círculo na terra em torno do rei com sua bengala e exigiu uma resposta inequívoca antes de Antíoco deixasse o círculo. Consternados por esta humilhação pública, o rei rapidamente concordou em cumprir. A intervenção Romana tinha restabelecido o status quo. Ao ser autorizado a conservar o sul da Síria, do qual o Egipto tinha reivindicado, Antíoco foi capaz de preservar a integridade territorial do seu reino."
Tanto econômica quanto socialmente ele fez esforços para fortalecer sua-reino habitado em sua maioria por orientais (não-gregos da Ásia Menor e Pérsia) -por fundador e fomentar cidades gregas. Mesmo antes de ter começado seu reinado, ele contribuiu para a construção do templo de Zeus em Atenas e para o adorno do teatro. Ampliou Antioquia no Orontes, adicionando uma seção para a cidade (chamado Epifania depois dele). Lá, ele construiu um aqueduto, uma sala do conselho, um mercado e um templo a Júpiter Capitolino
Babilônia que o reverenciou como Soter (Libertador ou Salvador) da Ásia, se tornou colônia grega, sendo então concedida a liberdade da cidade. Outra Epifania foi fundada na Armênia. Ecbatana (na Pérsia) também foi nomeado Epiphania e tornou-se uma cidade grega. Muitas dessas cidades foram concedidos o direito de cunhar sua própria moeda municipal. A casa da moeda de Antioquia, no Golfo Pérsico serviu ao comércio ao longo da rota marítima entre Índia e do distrito, na foz dos grandes rios da Mesopotâmia.
As políticas de helenização de  Antíoco colocaram em conflito com as organizações Templo oriental prósperas e, particularmente, com os judeus. Desde o reinado de Antíoco III os judeus gozaram de uma ampla autonomia sob seu sumo sacerdote. Eles foram divididos em duas partes, as Hasideans ortodoxos (piedosos) e um grupo de reforma que favoreceu o helenismo. Por razões financeiras Antíoco apoiou o partido da reforma e, em troca de uma soma considerável, permitiu o sumo sacerdote, Jason, para construir um ginásio em Jerusalém e para introduzir o modo grego de educar os jovens
Em 172, para um tributo ainda maior, ele nomeou Menelau no lugar de Jason. Em 169, no entanto, enquanto Antíoco estava em campanha no Egito, Jason conquistou Jerusalém, com exceção da cidadela-e assassinou muitos adeptos de seu rival Menelau. Quando Antíoco retornou do Egito em 167, ele tomou Jerusalém pela tempestade e executou a sua helenização. A cidade perdeu seus privilégios e foi permanentemente guarnecido por soldados sírios.


Os gregos e os simpáticos para com eles estavam unidos na comunidade das Antioquia; o culto do Senhor e todos os ritos judaicos foram proibidos sob pena de morte. No templo um altar para Zeus Olimpico foi erguido, e os sacrifícios deviam ser feitos aos pés de um ídolo na imagem do Rei.

Contra essa profanação  Judas Macabeu, líder dos judeus anti-gregos, levou o Hasideans suscitou em uma guerra de guerrilha e várias vezes derrotou os generais Antíoco tinha encomendado para lidar com o levante. Judas recusou uma anistia parcial, conquistou a Judéia com exceção do Acra, em Jerusalém, e em dezembro 164 foi capaz de derrubar o altar de Zeus e reconsagrar do Templo. Antíoco, aparentemente, tinha subestimado a força do movimento Ḥasidean, que estava por trás do sucesso na manutenção de um estado Judeu independente por cerca de um século. O espírito de luta dos judeus foi ainda mais impressionante porque no início de sua rebelião em 166 Antíoco tinha acabado de demonstrar o seu poder para o mundo em Daphne, perto de Antioquia, com uma grande revisão do seu exército: 46.000 soldados de infantaria estavam no desfile, entre eles uma falange macedónica de 20.000 homens e 500 mercenários equipados com armas romanas, seguido por 8.500 cavaleiros e 306 elefantes blindados.
Antíoco, em seguida, fez uma campanha contra os partos que estavam ameaçando o império no leste, recuperou a receita dessa área,  forçou Artaxias da Armenia-que havia desertado-a reconhecer sua soberania, fundou a cidade de Antioquia, no Golfo Pérsico, estabelecido em uma expedição à costa da Arábia, e, no final de 164, morreu de uma doença em Tabae (ou Gabae, provavelmente presentes Isfahan) em Persis. Muitos crentes viu a sua morte como um castigo por sua tentativa de saquear o santuário de Nanaia na Elam (no Irã moderno).  (Enciclopedia Britânica on line)
  • "b-Antíoco não se tornou muito forte (v.9), em comparação com o império greco-macedônico de Alexandre(v.8). Antíoco nem mesmo foi o mais poderoso rei da divisão selêucida do império de Alexandre"   (Questões Sobre Doutrina -Edição Anotada, p.241, CPB)
  • "c-Antíoco dificilmente se tornou muito forte através da conquista (v.9). Sua arremetida 'para o sul' (Egito) foi detida pela simples palavra de um oficial romano; sua expedição para 'o oriente' resultou em sua morte; e o seu domínio sobre a terra 'Gloriosa' da Palestina não perdurou, pois sua perseguição aos judeus os impeliu à resistência que mais tarde redundou em sua independência" (Questões Sobre Doutrina -Edição Anotada, p.241, CPB)
 Resposta:
1- O texto bíblico não compara o chifre pequeno(Antíoco) com o chifre grande (Alexandre), Dn 8:22  o ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão deste povo, mas não com força igual à que ele tinha.

2- O texto bíblico não diz que ele foi o mais bem sucedido rei selêucida

3-  o v. 9 diz: que se tornou muito forte para o sul, oriente e terra gloriosa 


  • Antíoco Epifâneo conquistou o Egito, o qual não fazia parte do reino selêucida e sim do ptolomaico. Isto não havia acontecido antes nem na época de seus antecessores. Se não fosse pela intervenção romana o Egito teria continuado em suas mãos. Isso mostra a força de seu reino
  • Reconquistou a Armenia que havia se rebelado também.  

4- O texto bíblico não diz que a conquista da Palestina iria perdurar muito, mas que depois de 2300 tardes e manhãs o santuário seria purificado! Dn 8:8-14

5-A profecia Bíblica de Dn 11:25-30 fala da conquista de Antíoco do Egito (sul). O livro "Questões sobre doutrina" só fala da sua segunda investida contra o Egito, mas admite como citado acima que Dn 11 tem referências a Antíoco. Antíoco só não tomou o Egito de novo por causa dos Romanos:
Dn 11:25  Suscitará a sua força e o seu ânimo contra o rei do Sul, à frente de grande exército; o rei do Sul sairá à batalha com grande e mui poderoso exército, mas não prevalecerá, porque maquinarão projetos contra ele.
26  Os que comerem os seus manjares o destruirão, e o exército dele será arrasado, e muitos cairão traspassados.
27  Também estes dois reis se empenharão em fazer o mal e a uma só mesa falarão mentiras; porém isso não prosperará, porque o fim virá no tempo determinado.
28  Então, o homem vil tornará para a sua terra com grande riqueza, e o seu coração será contra a santa aliança; ele fará o que lhe aprouver e tornará para a sua terra.
29  No tempo determinado, tornará a avançar contra o Sul; mas não será nesta última vez como foi na primeira,
30  porque virão contra ele navios de Quitim, que lhe causarão tristeza; voltará, e se indignará contra a santa aliança, e fará o que lhe aprouver; e, tendo voltado, atenderá aos que tiverem desamparado a santa aliança.

6- O livro de Macabeus confirma a profecia de Daniel sobre a conquista do Egito:
17-Invadiu pois o Egito à frente de um exército poderoso, com carros, elefantes (e cavaleiros) e uma grande esquadra,
18 entrou em combate com o rei do Egito, Ptolomeu, o qual recuou diante dele e fugiu, muitos tombando mutos feridos.
19-As cidades fortificadas dos Egípcios foram tomadas e Antíoco apoderou-se dos despojos do país. Tendo assim vencido o Egito no ano cento e quarenta e três [169a.C] e empreendendo o caminho de volta, subiu contra Israel e contra Jerusalém com um numeroso exército

7- Referindo-se a essa 1ª expedição ao Egito diz o livro "Todas as profecias da bíblia" Ed.Vida, p.235, 2002:
"Essa guerra aconteceu aproximadamente 5 anos depois que Antíoco assumiu o trono. Um grande exército egípcio confrontou as forças da Síria em Pelusium, local próximo ao delta do Nilo, e ali foi derrotado por Antíoco. Depois da batalha, os dois reis se empenharam em fazer um tratado de paz, conforme descrito por Daniel 11:27-28..."

8- Referindo-se a 2ª expedição ao Egito, na qual Antíoco foi mal sucedido: "Essa profanação do templo em Jerusalém conforme descrita nos vv. 31 e 32, aconteceu depois de um outro ataque ao Egito, o qual foi mal sucedido. O problema de Antíoco é que nessa ocasião Roma já começara a estender seu poder para o oriente, e ele não julgou seguro conquistar o Egito em tais circunstâncias" (Idem p. 236)

9- Flávio Josefo narra a 2ª expedição ao Egito: "O temor de se ,meter numa guerra contra os romanos obrigou o rei Antíoco a abandonar a conquista do Egito. Ele veio então com seu exército a Jerusalém..." (História dos Hebreus livro 12, cap. 7, p. 561, CPAD, 15ª ed., 2009)


10- "No entanto, Antíoco tomou conhecimento desses planos e invadiu o Egito com um grande exército em 170/169 a.C., derrotando Ptolomeu VI Filométor e segui para Mênfis, onde se proclamou rei do Egito. Antíoco foi então para Alexandria e a sitiou (169 a.C.). foram feitos arranjos para que Ptolomeu VI Filométer fosse rei em Mênfis e seu irmão Ptolomeu Evérgeta reinasse em Alexandria. Esperando que o Egito continuasse paralisado devido à rivalidade entre os dois irmãos (Dn 11:25-27), Antíoco deixou a  região e retornou à Síria. No entanto, enquanto estava no Egito surgiram novos problemas em Jerusalém...Antíoco foi informado sobre esses problemas quando voltava do Egito e decidiu subjulgar Jerusalém (2 Mac 5:11-17). Sentiu que a rebelião dos judeus contra Menelau [sumo sacerdote] era uma rebelião contra sua própria autoridade. Junto com Menelau, ele profanou e saqueou o tesouro do templo, deixando a cidade sob o controle de um dos seus comandantes, Filipe, da Frígia (1 Mac 1:20-29; 2 Mc 5:18-22; Josefo, Antiguidades, cp.12)
No inverno de 169-168 a.C., os dois irmãos egípcios concordaram em se unir aliados contra o rei Antíoco, o qual atacou  o Egito na primavera de 168 a.C. O rei ptolomaico não teve condições de oferecer muita resistência. Antíoco marchou para Mênfis e de lá foi novamente contra Alexandria. Entretanto antes de conseguir subjulgá-la, o representante romano Popillius Laenas,...entregou-lhe um ultimato do Senado para sair do Egito dentro do prazo de alguns dias...Tendo conhecido o poderio Romano durante os catorze anos que passara na cidade, Antíoco concordou me sair do Egito (Pollybius xxix, 2,104; 27, 1-8; Livy xiv, 12, 1-6; Diodoro xxxi,2; Velleius Paterculus i, 10, 1-2; Appian,The Syrian Wars 66, Justino Epítome xxxiv, 3; Dn 11:28-30). Amargurado ele recuou para a Palestina (Polybius xxix,27, 9; Dn 11:30).
Considerando-se Zeus Epifâneo, Antíoco ordenou a implantação da religião helênica na região, e enviou o general Apolônio com 22000 soldados; sob o pretexto de manter a paz, eles atacaram Jerusalém no Sabbath ...e mataram muitas pessoas. Logo depois, em 167 a.C., Antíoco decidiu exterminar a religião judaica, proibindo que os judeus vivessem de acordo com as suas leis ancestrais. Proibiu a guarda do sábado, os festivais tradicionais, os sacrifícios e a circuncisão das crianças, além de ordenar que as cópias da Torah fossem destruídas. Altares pagãos foram edificados e os judeus foram obrigados a oferecer sacrifícios impuros e  a comer carne de porco (2 Mac 6:18). Todos que desobedecessem essas ordens eram sentenciados a morte. O ato mais infame foi no Chislev 25(16 de dezembro de 167 a.C.)quando o Templo em Jerusalém.... tornou-se  local de adoração de Zeus e carne de porco foi oferecida sobre o altar dedicado a ele, construído em cima do altar de ofertas queimadas (Dn 11:31-32; 1 Mc 1:41-64; 2 Mc 6:1-11." (Idem p.342)


11- Quanto a expedição no Oriente, a História não diz que ele morreu ao tentar conquistar o oriente, mas ao que foi à Pérsia que era  tributária dele, para receber seus tributos:

"Portanto, tomando de muita ansiedade em seu espírito, ele decidiu partir para a Pérsia, afim de cobrar os tributos das províncias, e reunir muito dinheiro." (1 Macabeus 3:31)
"...pelo fato de ser muito amigo do luxo, fazendo enormes despesas. Assim julgou conveniente ir antes á Pérsia receber o que lhe era devido." (História dos Hebreus, Livro 12, cap.11, CPAD, p. 567)

12- Nessa expedição de cobrança de impostos, ao ficar sabendo que na Persia havia um templo na cidade de Elimaida, ele tenta se apoderar dos tesouros do templo e sai derrotado. mas não morreu em função única de não conseguir saquear o templo como deixa entender o livro adventista.. Ele morreu de forma natural após esse episódio. Alguns dizem que isto cumpre a  profecia de Daniel 8:25  Por sua astúcia nos seus empreendimentos, fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas. Porém como vimos acima, é mais provável este termo se refere a intervenção divina no fim dos tempos!

Políbios (História XXXI.9); 1 Mc 6:1-12  e Flávio Josefo (História dos Hebreus, Livro12, cap. 9) confirmam que ele não foi assassinado mas que morreu de forma natural por usar frustração avarenta de não conquistar os tesouros do templo e pelas notícias da vitória macabéia.

"! Mc 6:1-13
1 O rei Antíoco  percorria as províncias do planalto, quando ouviu dizer que Elimaida no país da Pérsia era uma cidade muito famosa por riquezas, prata e ouro, 
2 E que havia nela um templo muito rico, no qual havia coberturas de ouro, e couraças e escudos, que Alexandre, filho de Filipe, o rei macedônio, que reinou primeiro entre os gregos, tinha deixado lá. "
Antíoco dirigiu-se para o local, pretendendo tomar e saquear a cidade. Mas não conseguiu, porque o pessoal da cidade, sabendo da sua pretensão,
4.preparou-se para a guerra e o enfrentou. Antíoco teve de fugir, e foi com grande tristeza que deixou o lugar, a fim de voltar para a Babilônia. 
5.Ele ainda estava na Pérsia, quando recebeu a notícia de que as tropas enviadas contra a Judéia tinham sido derrotadas
6.e que Lísias tinha tomado a iniciativa de enfrentar os judeus com poderoso exército, mas teve de recuar. Soube também que os judeus ficavam mais perigosos por causa da quantidade de armas, além de outros recursos e despojos que tomavam dos exércitos que iam derrotando.
7.Contaram também que os judeus tinham tirado a abominação que ele colocara sobre o altar de Jerusalém, e que tinham cercado o Templo com muralhas altas como antigamente, fazendo o mesmo em Betsur, cidade que pertencia ao rei.
8.Ao ouvir essas notícias, o rei ficou apavorado e totalmente atordoado, e caiu de cama, doente de tristeza, pois nada estava acontecendo como ele queria. 
9.Ficou aí muito tempo, cada vez mais deprimido. Percebendo que ia morrer,
10.chamou todos os grandes e lhes disse: "O sono sumiu dos meus olhos, meu coração está abatido de tanta aflição.
11.Eu disse a mim mesmo: 'A que grau de aflição me vejo reduzido! Como é grande a onda em que estou me debatendo. Eu que era feliz e estimado quando estava no poder!
12.Agora, porém, estou lembrando os males que fiz a Jerusalém, de onde tirei todos os objetos de prata e ouro que nela havia. Lembro-me dos habitantes de Judá que mandei matar sem motivo.
13.Reconheço que é por causa de tudo isso que hoje me acontecem essas desgraças. Agora estou morrendo, cheio de tristeza e em terra estrangeira' ".


  • a-"Em primeiro lugar, Antíoco não era um chifre. Os quatro chifres do bode era quatro reinos(v.22), dos quais o maior foi o reino selêucida ou sírio. Antíoco não era um chifre ou reino separado, mas um dos reis do chifre selêucida, sendo, portanto, parte de um dos chifres"  (Questões Sobre Doutrina -Edição Anotada, p.241, CPB)
Resposta:
1- Na verdade o Animal representa o reino da Grécia e os chifres o seu respectivo rei veja:
Dn 8:20-21 
20  Aquele carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia;
21  mas o bode peludo é o rei da Grécia; o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei;

2-o próprio livro "Nisto Cremos, p.419 identifica o chifre grande que foi quebrado com Alexandre o Grande, pois o chifre representa obviamente o Rei.
"O bode que vinha do ocidente simbolizava a Grécia, com seu grande chifre, o rei primeiro, representado Alexandre o Grande (Dn 8:21).(Nisto Cremos, p.419)

3- o chifre representa então o Rei e por consequência o seu reino, veja:
 Ap 17:12   "Os dez chifres que viste são dez reis"
Assim o chifre representa especificamente o rei do império.Portanto Antícoco era sim o chifre da profecia.

  • e-Roma ergue-se contra o 'príncipe do exército', o 'Principe dos príncipes' (Dn 8:11 e 25), Jesus Cristo...."
Resposta:
 Esse título se refere a Deus, e Epifâneo se levantou contra Deus ao fazer as seguintes obras:
1- Antíoco IV  adotou o título de "Theos Epifâneo" (Deus manifesto), título cunhado nas moedas nos últimos anos de seu reinado (Novo Dicionário da Bíblia, edição em 1 volume, p. 84) e (Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã, vol. 1, p.341)
2- "Tomou os vasos consagrados a Deus, os candelabros de ouro, a mesa... nada deixou lá."
3-  "proibiu os judeus de oferecer a Deus os sacrifícios ordinários, como a sua lei os obrigava...
4- "mandou construir um altar no templo"[Dedicado a Júpter Olímpico]
5-" e ordenou que elá se sacrificassem porcos..."
6-"Obrigou então os judeus a renunciar o culto ao verdadeiro Deus e o adorar os seus ídolos"
7- "proibiu ...circuncidar os filhos"
8-"Mandava queimar todos os livros das sagradas Escrituras..." (História dos Hebreus livro 12, cap. 7, p. 561-562, CPAD, 15ª ed., 2009) VEr ! Macabeus 1 
  • f-"Antíoco tirou o sacrifício contínuo ao Deus verdadeiro, embora não tivesse abolido os sacrifícios do templo; substitui-os por outros em homenagem aos deuses pagãos. Contudo ele apenas profanou o 'lugar do santuário' .Este só foi 'deitado abaixo' ao ser destruído pelos romanos, em 70 d.C."(Idem, p.241)
Resposta:

 1-Os adventistas dizem que Dn 8:11 diz respeito a um templo físico (demolido pelos romanos) e Dn 8:14 a um templo celestial!!! Mas não é isso que mostra o livro de Daniel, pois lá fala de um mesmo santuáriio.

Dn 8:11  Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo.

13  Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?
14Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.

2- Dn 8:14 diz que o santuário depois de 2300 tardes e manhãs seria purificado e NÃO REEDIFICADO, portanto não seria demolido!! Dn 11:31 fala sobre profanar o santuário:  Dele sairão forças que profanarão o santuário, a fortaleza nossa, e tirarão o sacrifício diário, estabelecendo a abominação desoladora.

3- O termo traduzido por "deitar' aparece também no verso 12 referindo-se à 'verdade' e não tem um sentido literal.
Dn 8:11-12
11  Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo.
12  O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.

4- O Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento p.2398 diz:
"shalak É o verbo normalmente empregado para designar a ideia genérica de 'atirar'. usa-se o verbo numa ampla variedade de situações, que vão desde o ato físico de atirar um objeto até o emprego metafísico de abandonar ou rejeitar uma pessoa ou coisa. " 
Dentre as 120 vezes que esta palavra ocorre na sua maioria tem o sentido literal de "lançar", mas veja outros usos:

Gn 37:22; Dt 9:17
 Gn 21:15 "abandonar!
2Rs17:20  "expulsar"
Sl 22:10 "entregar"
Sl 50:17 "rejeitar"
EZ 23:35 "virar as costas"

5- Se nos atermos ao significado literal, o santuário teria que ser arremessado, assim como a verdade!!! 2 Rs 2:21;  Ex 1:22;7:10; 

6- A verdade foi lançada por terra, no sentido de ser desrespeitada e violada, assim da mesma forma o santuário foi deitado abaixo por ter sido violado e desrespeitado!!!


7- O santuário na verdade foi privado de todos os seus utensílios, e colocado outros em seu lugar, além de uma estátua a Zeus: 
"Tomou os vasos consagrados a Deus, os candelabros de ouro, a mesa... nada deixou lá."
 "proibiu os judeus de oferecer a Deus os sacrifícios ordinários, como a sua lei os obrigava...
 "mandou construir um altar no templo" [Dedicado a Júpter Olímpico]
e ordenou que elá se sacrificassem porcos..." (Novo Dicionário da Bíblia, Edição em 1 volume, p. 84)(Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã, vol. 1, p.341)
Portanto temos várias evidências que a profecia não diria respeito  a uma demolição do templo.

8-A história comprova que Antíoco Epifâneo cumpriu a profecia, tanto Flávio Josefo quanto o livro de Macabeus provam que ele profanou o santuário e que este mesmo santuário foi purificado nos dias de Antíoco.


9- A tradução grega do Antigo Testamento usa o mesmo vocábulo grego que o livro de Macabeus para descrever a situação do templo, segundo o LÉXICO DE STRONG:



1 Mac 1:39 "Seu santuário ficou desolado como um deserto..."
 1 Mac 1:39  to agiasma authv hrhmwyh (2049) wv erhmov ai eortai authv estrafhsan eiv penyov ta sabbata authv eiv oneidismon h timh authv eiv exoudenwsin
2049 erhmow eremoo
de 2048; TDNT-2:657,255; v
 1) tornar desolado, fazer deserto
2) arruinar, levar \a desolação
3) despojar alguém, tirar de alguém os seus tesouros

Dn 8:11"... e o local do seu santuário ficou desolado" (LXX)

Dn 8: 1 kai ewv ou o arcistrathgov rushtai thn aicmalwsian kai di auton yusia erracyh kai egenhyh kai kateuodwyh autw kai to agion erhmwyhsetai (2049)

Assim todas as evidências nos mostram que o termo não significa "demolição" como querem os adventistas!!

10-Flávio Josefo diz que Antíoco Epifâneo "destruiu' o templo:

"aumentaria ainda o ódio que eles tinham de Antíoco, porque ele tinha destruído o templo de Jerusalém e faria várias deles passar para o Egito,..."(Livro 7,cap. 36, p. 1421, CPAD)



  • g-"Suas tentativas de jogar "por terra a verdade" (v.12) foram infrutíferas. Sua perseguição redundou no fortalecimento da verdade, unindo os judeus contra a helenização do judaísmo"

Resposta:
1- Se levarmos para este lado também roma não cumpre a profecia, pois a perseguição do império romano não deteve o crescimento da igreja, a paganização da igreja resultou na reforma protestante e no fortalecimento da verdade, gerando inclusive a igreja que se diz remanescente (Igreja Adventista)

2- As atrocidades de Antíoco descritas anteriormente mostram como ele se opôs a verdade, e acrescento:

" O rei prescreveu,  em seguida, a todo o seu reino, que todos formassem um só povo, renunciando cada qual a seus costumes particulares... Também muitos de Israel comprazeram-se no culto dele, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. Além disso, o rei enviou,...ordens escritas para que todos adotassem costumes estranhos a seu país e impedissem os holocaustos, o sacrifício e as libações no Santuário, profanassem sábados e festas, contaminassem o Santuário e tudo que é santo, construíssem altares, recintos e oratórios aos ídolos e imolassem porcos e animais impuros. Que deixassem incircuncisos seus filhos e se tornassem abomináveis por toda sorte de  impurezas e profanações, de tal modo que se olvidassem assim da lei e subvertessem todas as observâncias. Quanto a quem não agisse conforme a ordem do rei, esse incorreria em pena de morte...Muitos dentre o povo aderiram a eles, todos os que eram desertores da Lei"
(! Mac 1:41-52)



  • h- Conquanto Antícoco não fosse um rei fraco, dificilmente se poderá dizer que sua política ambiciosa tenha prosperado (v.12; comparar como o v. 24); tampouco fez prosperar o engano, por sua astúcia nos seus empreendimentos (v.25)
  • l- Antíoco foi feroz contra os judeus; porém não foi notável como especialista em intrigas (v.23)
  •  m - seu poder não  foi surpreendentemente 'grande', e também não se pode dizer que não ocorreu 'por sua própria força'(v.24). Tais frases pelo menos não confirma de modo especial a identificação de Antíoco
Resposta:
 Dn 8:23-25

23  Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, levantar-se-á um rei de feroz catadura e especialista em intrigas.
24  Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; causará estupendas destruições, prosperará e fará o que lhe aprouver; destruirá os poderosos e o povo santo.
25  Por sua astúcia nos seus empreendimentos, fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas.

1- Como visto acima os adventistas admitem que o cap. 11 tem seu cumprimento na pessoa de Antíoco Epifêneo, e a profecia do cap. 11:28 diz que ele fez o que lhe aprouve no Egito na sua 1ª expedição e contra o judaísmo (santa aliança), matando  muita gente, Negar isso é negar que as profecia do Cap. 11 se cumprem em Antíoco.
Dn 11:28  Então, o homem vil tornará para a sua terra com grande riqueza, e o seu coração será contra a santa aliançaele fará o que lhe aprouver e tornará para a sua terra.

2- Dn 11:21 mostra que ele tomou o reino com intrigas, não com sua própria força, pois não era o herdeiro legítimo do trono.
 21 ¶ Depois, se levantará em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a dignidade real; mas ele virá caladamente e tomará o reino, com intrigas.
22  As forças inundantes serão arrasadas de diante dele; serão quebrantadas, como também o príncipe da aliança.
23  Apesar da aliança com ele, usará de engano; subirá e se tornará forte com pouca gente.
24  Virá também caladamente aos lugares mais férteis da província e fará o que nunca fizeram seus pais, nem os pais de seus pais: repartirá entre eles a presa, os despojos e os bens; e maquinará os seus projetos contra as fortalezas, mas por certo tempo.
25  Suscitará a sua força e o seu ânimo contra o rei do Sul, à frente de grande exército; o rei do Sul sairá à batalha com grande e mui poderoso exército, mas não prevalecerá, porque maquinarão projetos contra ele.
26  Os que comerem os seus manjares o destruirão, e o exército dele será arrasado, e muitos cairão traspassados.
27  Também estes dois reis se empenharão em fazer o mal e a uma só mesa falarão mentiras; porém isso não prosperará, porque o fim virá no tempo determinado.
28  Então, o homem vil tornará para a sua terra com grande riqueza, e o seu coração será contra a santa aliança; ele fará o que lhe aprouver e tornará para a sua terra.
29  No tempo determinado, tornará a avançar contra o Sul; mas não será nesta última vez como foi na primeira,

3- O v. 23 diz que se levantaria um rei especialista em intrigas, uma pessoa e não um reino, assim roma em sua versão literal e na sua  suposta versão papal não corresponde a um único rei.

4- Dn 8:24 se refere com mais probabilidade ao Anticristo do que a Antíoco, como explicado mais acima, mas Antíoco era especialista em intrigas com 11:28 mostra que esse rei poderoso  fez o que quis na 2ª expedição ao Egito 11:29.

5- Se o termo "fará o que lhe aprouver" for usado em um sentido absoluto, como fazem os adventistas teríamos que descartar Roma pois Roma não fez o que quis:

 a- o imperio romano  também teve derrotas ao tentar estabelecer fronteiras, exemplos:

Batalha da Floresta de Teutoburgo. Germania. 9 d.C  


 "César Augusto...Decretou que o rio Elba, descendo da península escandinava, deveria ser o limite extremo de Roma, mas isto não aconteceu. No ano 9 d.C., as legiões romanas avançando no coração do que chamamos de Alemanha Oriental, foram derrotadas na Batalha da Floresta de Teutoburgo, um combate que deixou mortos 20000 legionários. A derrota manteve a fronteira romana no Reno" (A ESPADA DE CONSTANTINO,Ed.. MANOELE, p171, 1ª ed. 2002)


Batalha de Carrhae. Mesopotâmia. Ano 53 aC


Batalha de Canas. Itália, 216 aC. O general cartaginês Aníbal, grande estrategista, colhe uma esmagadora vitória em 2 de agosto de 216 a. C. sobre os romanos de Varão e Paulo Emílio, em Cannes na Apúlia, Itália Meridional. Foi uma das maiores derrotas dos romanos: mais de 50 mil foram mortos e cerca de 10 mil feitos prisioneiros. 



b- sucumbiu diante dos povos bárbaros


Para além da crise política endêmica, o século III foi marcado pelo início das invasões dos povos bárbaros que habitavam as zonas fronteiriças do império.
Durante os cinquenta anos seguintes, o império sofreu usurpações, derrotas e fragmentação; imperadores seriam assassinados, mortos em batalha ou pelos seus rivais...


  • Império Romano do Ocidente caiu em 476 quando Rômulo Augusto foi forçado a abdicar ao chefe militar germânico Odoacro. 
  • O Império Romano do Oriente ou Império Bizantino, em 1453 terminou com a morte de Constantino XI e da tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos liderados por Mehmed II.(História Geral, Ed. Saraiva,p.71, 4ª ed., 1988)



c- a igreja católica cada vez mais perde seu poder e influência
Todos sabem que a igreja católica cada vez mais vem perdendo a sua influência espiritual e temporal através dos séculos desde seu apogeu 1054-1305 (O cristianismo através dos séculos, Ed. Vida Nova)

  • i-"As tentativas de computar os 2300 dias (v.14) como sendo o período literal da profanação do templo por parte de Antíoco não conseguem adaptar a cronologia a qualquer uma das fontes"
Resposta:
Ex 27:21; lv 24:3; Nm 9:21
Dn 8:12-14
12 O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.
13  Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?
14  Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado

1-Considerando que são 2300 dias:
"2300 dias equivalem a seis anos e três meses, e cerca de 18 dias,  contado a partir da deserção do povo, adquiridos por Menelau, o sumo sacerdote no 142 ano do reino do selêucidas, o sexto mês do ano, e no dia 6 do mês (de modo Josefo data-lo), para a purificação do santuário, e do restabelecimento da religião entre eles, que foi no ano de 148 , o 9 º mês, e no dia 25 do mês, um Mac. 04:52."  (Full Matthew Henry Comentary)

2 Mc 4:24 mas, uma vez admitido à presença do rei, cumulou-o de encômios sobre a extensão do seu poder e, oferecendo trezentos talentos a mais que Jasão, obteve para si mesmo o pontificado.


2 Mc 4:32.Menelau viu que a circunstância lhe era favorável e se reconciliou com Andrônico por meio de objetos de ouro roubados ao templo; chegou igualmente a vendê-los em Tiro e nas cidades vizinhas.
2 Mc 4:50.Quanto a Menelau, por causa da cobiça dos poderosos, conservou seu cargo, mas cresceu em malícia e tornou-se o verdadeiro inimigo de seus concidadãos.
Não satisfeito com isso, o rei ousou penetrar no templo, o mais santo de toda a terra, conduzido por Menelau, que foi infiel às leis e à pátria. (II Macabeus 5,15)
Foi nesse suplício que morreu Menelau, o prevaricador, que não recebeu assim sepultura alguma. (II Macabeus 13:7

2- Considerando que 2300 tardes e manhãs são 2300 sacrifícios oferecidos de manhã e a tarde, Ex 29:38-39:



Dn 8:11-14 
11  Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo.
12  O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.
13  Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?
14  Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.


Contando o tempo desde a introdução da abominação no templo, a 15 de Kislev de 148, temos 3 anos e 10 dias, ou seja, 1105 dias, faltando para 1150, apenas 45 dias. Temos que considerar que na verdade a profanação começou antes, conforme descreve I Mac. 1:37-53, o que preenche  os 45 dias faltantes. 

Segundo a nota de rodapé da Bí­blia católica - Ed. Paulinas, Pontifí­cio Instituto Bí­blico de Roma, o dia 15 de Kislev corresponde a 10 de dezembro de 168 a.C., e conforme Braley em, "A Negleted Era ", o decreto contra a religião hebraica emitido por Antí­oco IV e descrito em I Mac. 1:41, foi enviado a 25 de outubro de 168 a.C. Ora, de 25 de outubro até 10 de dezembro temos 45 dias, que somando as 1105, totalizam 1150 dias. Concluimos que Antíoco IV foi, portanto, a ponta pequena do capí­tulo oito. Não se deve confundir esta ponta surgida no fim do império grego, com a do capítulo sete de Daniel, que surgiu no império de Roma. 


Flavio Josefo confirma: Os quatro chifres pequenos nascidos desse grande chifre e que se dirigiam para as quatro partes do mundo representavam aqueles que depois da morte desse soberano dividiriam entre si esse grande império, embora não fossem nem seus filhos nem seus descendentes. Eles reinariam durante vários anos, e de sua posteridade viria um rei que faria guerra aos judeus, aboliria todas as suas leis e toda a forma de sua república, saquearia o Templo e durante três anoproibiria que ali se oferecessem sacrifícios. Isso tudo aconteceu sob o reinado de Antíoco Epifânio (Flavio Josefo, História das Antiguidades, livro 10 capítulo 12)



Judas, após obter tão grandes vitórias sobre os generais do exército de Antíoco, persuadiu os judeus a ir a Jerusalém dar graças a Deus, como lhe eram devidas, purificar o Templo e oferecer sacrifícios....Isso se deu no mesmo dia em que, três anos antes, o Templo fora indignamente profanado por Antíoco e abandonado, no dia vinte e cinco do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, e na Olimpíada cento e cinqüenta e três.
A renovação ocorreu no mesmo dia do ano cento e quarenta e oito e da Olimpíada cento e cinqüenta e quatro, como o profeta Daniel havia predito, quatrocentos e oito anos antes, dizendo clara e distintamente que o Templo seria profanado pelos macedônios. Judas celebrou durante oito dias com todo o povo, por meio de solenes sacrifícios, a festa da dedicação do Templo....F oi determinado realizar-se todos os anos aquela festa, durante oito dias. Chamaram-na festa das luzes porque, segundo a minha opinião, essa felicidade foi como uma luz agradável que dissipou as trevas de nossos longos sofrimentos, aparecendo numa ocasião em que não poderíamos sequer imaginá-la” (Flavio Josefo, História das Antiguidades, livro 12 capítulo 11)



“52. No dia vinte e cinco do nono mês, isto é, do mês de Casleu, do ano cento e quarenta e oito, eles se levantaram muito cedo, 53. e ofereceram um sacrifício legal sobre o novo altar dos holocautos, que haviam construído. 54. Foi no mesmo dia e na mesma data em que os gentios o haviam profanado, que o altar foi de novo consagrado ao som de cânticos, das harpas, das liras e dos címbalos. 59. Foi estabelecido por Judas e seus irmãos, e por toda a assembléia de Israel que os dias da dedicação do altar seriam celebrados cada ano em sua data própria, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, e isto com alegria e regozijo” (I Macabeus capítulo 4)



Os adventistas dizem que Flávio Josefo entra em contradição, porém Flávio Josefo diz que 

"o rei Antíoco Epifâneo, depois de tomar Jerusalém e de tê-la possuída durante três anos e meio, de lá foi expulso pelos filhos de Matatias, hasmoneu..." (Prefácio de Josefo, História dos Hebreus,  cpad, p.72, 986)

"Quando o rei Antíoco Epifânio veio a sitiar essa praça, não sucedeu também uma outra coisa que confirma o que acabo de referir? Nossos antepassados, em vez de confiar no auxílio de Deus, quiseram ir contra Ele;travou-se o combate e eles perderam. A mortandade foi geral, a cidade foi tomada, saqueada, destruída; o Santuário, manchado e profanado, o serviço de Deus abandonado durante três anos e meio." (Guerras dos Judeus,  Livro V cap. 26)

Assim Josefo fala de 3 anos se referindo ao tempo da profanação do santuário 1Mc 1:54 por meio do sacrificio de uma porca até a sua purificação. 
E também de 3,5 anos se referindo a 1 Mc 1:37-53 tempo que antecede o sacrifício pagão no templo!

Fica claro que Flávio Josefo  arredonda o tempo, como era costume judaico veja: 

Atos 7:6  E falou Deus que a sua descendência seria peregrina em terra estrangeira, onde seriam escravizados e maltratados por quatrocentos anos;
Ex 12:40 Êxodo 12:40  Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.
Êxodo 12:41  Aconteceu que, ao cabo dos quatrocentos e trinta anos, nesse mesmo dia, todas as hostes do SENHOR saíram da terra do Egito.
Gálatas 3:17  E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.


A própria igreja adventista admite que o cap. 11 tem referências a Antíoco:
"Assim tem havido a opinião quase universal de que Antíoco ocupa legítimo lugar entre a sucessão dos reis -ptolomeus e selêucidas- a que se faz alusão no capítulo 11, um profecia literal que abrange o período no qual ele procurou abolir o verdadeiro culto a Deus. Encontrá-lo nesse capítulo, junto com governantes relativamente pouco importantes, não é o mesmo que dar-lhe a importância desproporcional atribuída à interpretação do "chifre pequeno" de Daniel 7 como sendo Antíoco" (Questões Sobre Doutrina -Edição Anotada, CPB, p. 235)

2 comentários:

  1. Parabéns pela extensa pesquisa Reginaldo. Além disso, a Besta em Ap 13 é descrita como sendo formada principalmente pelo leopardo, mas também com semelhanças de leão e urso. Isto é uma referência clara a Dn 7 e os reinos grego, babilônico e medo-persa. Juntando tudo isso (e outras profecias), o mais provável é esperar um reino anticristo do oriente médio, muito provavelmente nascido do antigo império Selêucida (regiões atuais: Turquia, Síria, Irã, Iraque, Jordânia, principalmente.

    Abraço!
    Henrique.

    ResponderExcluir
  2. Ótima pesquisa anos venho estudando, vejo a mesma coisa que você, valeu por mais este estudo.

    ResponderExcluir